Mais 18 linhas de ônibus de Curitiba vão aceitar somente pagamento com cartão-transporte

Mais 18 linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo com cartão-transporte, a partir de sábado (15). Considerado mais prático e seguro, o cartão-transporte ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

Foto: Daniel Castellano / SMCS

As 18 linhas atendem as regiões do Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, e Bairro Novo. As linhas são alimentadoras, ou seja, fazem a ligação entre terminais e regiões próximas.

Atualmente, o cartão já é o principal meio de pagamento nessas 18 linhas, com 73% de participação, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs).

“O cartão já é o principal meio de pagamento dos usuários do transporte coletivo, com mais de 70% no total das linhas. Trata-se de uma mudança que veio para ficar, tanto pela agilidade no embarque, sem a necessidade de esperar pelo troco, por exemplo, quanto pela facilidade de carregar os créditos, o que pode ser feito em terminais, por aplicativos e pelo WhatsApp”, lembra o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Atendimento

A confecção do cartão é gratuita. Para atender o usuário que vai precisar fazer o cartão, a Urbs está reforçando o atendimento nas unidades localizadas nas Ruas da Cidadania nesses bairros. Também é possível fazer o cartão na sede da Urbs, junto à Rodoferroviária, no bairro Jardim Botânico.

Para fazer o cartão nessas unidades, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs.

Como fazer o cartão

Para fazer o cartão é necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 11 horas às 17 horas em dias úteis.

Outras funções

Com o pagamento exclusivo por cartão, 120 cobradores que atuavam nessas linhas ficarão à disposição das empresas para desenvolverem outras funções, como fiscalização, ou atenderem outros itinerários.

O transporte coletivo de Curitiba tem 254 linhas urbanas. Com essas 18 linhas, sobe para 148 o número as que aceitam apenas o pagamento com o cartão.

Confira as linhas que passam a aceitar apenas cartão-transporte

Regional Boa Vista

232 – Aliança

X39 – Reforço Santa Cândida

Regional Cajuru

332 – Acrópole

334-Agrícola

336- V. Reno

Regional Boqueirão

511- São Francisco

512-Itamarati

513-Hauer/Boqueirão

513- Hauer/Boqueirão (sábados e domingos)

515 -Iguapé II

Regional Pinheirinho

640 – Palmeira

642-Ganchinho

643 -Umbará

646 -Pompeia/Janaina

654 -Campo Alegre

680 – Rurbana

690 -Vila Juliana

Regional Bairro Novo

552- Sambaqui

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.