Mais sete linhas de ônibus de Curitiba terão pagamento exclusivo com cartão

A partir do dia 23 de julho mais sete linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo com cartão. A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que as linhas circulam em bairros das regionais Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo, Portão, CIC, Santa Felicidade e Tatuquara.

São elas: 371-Higienópolis; 374-Hugo Lange; 532-Jd.Paranaense; 534-Parigot de Souza; 548-Osternack/S.Cercado; 658-C.Raso/Caiuá; 812-Montana.

Essas linhas transportam 13,5 mil pessoas por dia e 78% das passagens já são pagas com cartão.

A tarifa poderá ser paga por cartão-transporte e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde meados de abril.

Segundo a Urbs, um dos motivos para o uso do cartão é porque ele é considerado mais prático e seguro, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

Com essa etapa de migração, vai para 202 o número das linhas que só aceitam cartão como pagamento. Curitiba tem 254 linhas de ônibus.

Agendamento

A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária. O Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece alguns serviços da Urbs, como a confecção da primeira via do cartão, terá reforço de operações nas regionais em que circulam essas linhas.

Como fazer o cartão

Para fazer o cartão é necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações da Prefeitura de Curitiba