A dona de um cachorro da raça husky e um homem que arremessou pedras em dois cães foram denunciados por maus-tratos pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba. Ambos os casos aconteceram em Curitiba.
Os dois casos chegaram ao conhecimento das autoridades a partir de informações levadas à Polícia Ambiental por vizinhos dos agressores.
Segundo o MPPR, uma das denúncias foi sobre um caso de maus-tratos contra um cachorro no bairro Guaíra. O husky era mantido em local repleto de fezes, com pouco acesso a água e comida. O cão teve que ser alimentado por vizinhos, a partir do portão da casa.
Veja também:
- Cachorro morre atropelado em posto de combustíveis em Curitiba; vídeo
- Polícia flagra maus-tratos a animais e mulher é presa em Curitiba
Além disso, o animal, mesmo com diagnóstico de que possuía um tumor, não vinha recebendo os cuidados veterinários necessários. A ação penal foi recebida pelo Judiciário e tramita na 2ª Vara Criminal de Curitiba.
No segundo caso, a Promotoria relatou fatos que teriam ocorrido em junho de 2022. O denunciado arremessou pedras em dois cachorros que viviam em uma casa no bairro Pilarzinho.
Segundo as investigações, o objetivo do agressor era acertar os animais que estavam no quintal da residência, sob a alegação de que os mesmos faziam barulhos que o incomodavam. A denúncia também já foi aceita e vai tramitar na 1ª Vara Criminal da capital.
Os dois casos podem resultar na aplicação de penas que podem chegar a até cinco anos de reclusão, além do pagamento de multa, de acordo com previsão da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998).