Meditação ajuda estudantes na concentração e no relaxamento

Às 9h55 e às 15h25, todas as turmas ouvem pelo microfone as instruções para a meditação. Em cinco minutos, os 740 estudantes da Escola Municipal Maringá, no Pinheirinho, estão tranquilos e prontos para recomeçar as aulas depois do intervalo.

A meditação é conduzida pela professora Franciele Santiago, às segundas e quintas-feiras.

“Vamos nos concentrar agora na respiração”, avisa a professora Franciele, e nas salas de aulas é só silêncio. Por cinco minutos.

Iniciada em 2017, a prática já faz parte do dia a dia da unidade. A professora Veridiana Pellanda, que iniciou a atividade chamada “5′ Minutos – Eu Medito”, explica que, além do benefício imediato de trazer mais tranquilidade, os exercícios de respiração ajudam no autocontrole.

“Ao controlar seu corpo e suas emoções as crianças se tornam mais focadas e serenas”, resume a professora Veridiana.

“Acho muito bom, me relaxa”, conta Amanda Silva, 9 anos. Hoje no 4º ano do Ensino Fundamental, ela participa do projeto desde o início.

Júlia Soares Deon, 7 anos, do 2º ano, é mais nova na prática, mas também já é craque.

 “Ensinei em casa para minha mãe e meu pai, eles gostam muito, só a minha irmã não faz. É muito bom, fico calma, fico mais feliz também”, relata a menina.

Todos juntos

Veridiana e Franciele explicam que o projeto surgiu a partir do contato com a ONG Mãos sem Fronteiras e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“A ideia foi aceita pelos profissionais da escola para ser aplicada aos estudantes e toda a comunidade, pelos benefícios à saúde mental e corporal que proporciona”, destaca Franciele.

Veja os benefícios da meditação:

– diminuição do estresse

– equilíbrio do sistema nervoso

– maior foco e capacidade de concentração

As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba.