Meio Ambiente planta novos ipês amarelos na Avenida Paraná

Mais 57 mudas de ipês amarelos foram plantadas nesta sexta-feira (11) na Avenida Paraná, entre os terminais Boa Vista e Santa Cândida. Os plantios fazem parte do grande corredor colorido – também com os exemplares roxos e brancos – que começará no Colégio Estadual, quando a via com canaleta exclusiva para ônibus ainda se chama João Gualberto.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O trecho final do corredor, entre os dois terminais, terá 500 árvores. A previsão de conclusão do plantio é de cerca de três meses. 

O corredor

As primeiras mil mudas já tiveram o plantio concluído. Entre o Colégio Estadual e o Terminal do Cabral são ipês brancos. Depois, até o terminal Boa Vista, ipês roxos, e os amarelos vão colorir até o Santa Cândida.

O corredor de ipês das avenidas João Gualberto e Paraná começou a ser formado em 2019. Serão 1,5 mil árvores, com mudas que têm, no mínimo, 1,8 metro de altura. 

Para que as árvores cresçam fortes e saudáveis, os técnicos da Prefeitura estão fazendo o berço, local onde são plantadas, com mais de um metro de profundidade.

“No futuro, além do espetáculo para os olhos, as árvores totalmente desenvolvidas vão promover a absorção do gás carbônico e ajudar a reduzir a temperatura do ambiente”, lembra o diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

De acordo com o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro, ainda este ano será possível ver algum colorido na via. 

Desafio

Os plantios fazem parte do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, que tem o objetivo de atingir esse número de novas mudas a cada ano. O lançamento aconteceu na primavera de 2019. Já são quase 200 mil plantios desde o início do programa. 

Toda a população pode ajudar a aumentar a infraestrutura verde de Curitiba e reforçar as medidas de resiliência contra as mudanças climáticas. Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entrarão na conta das 100 Mil Árvores. 

Plantios dentro de áreas privadas podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, porém, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequada para o local.

Os interessados podem retirar as mudas gratuitas produzidas pelo município nas dez regionais da cidade.

As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.