Moradores de Curitiba podem utilizar Linha Turismo com cartão-transporte

A URBS volta a promover, em conjunto com o Instituto Municipal de Turismo, o Projeto Primavera, em comemoração ao início da estação das flores no período de 21 de setembro a 20 de dezembro. O projeto que já aconteceu em 2019 busca incentivar os moradores de Curitiba a usar a Linha Turismo. A Prefeitura de Curitiba vai permitir a utilização do cartão-transporte, com créditos adquiridos por pessoa física, para embarque no ônibus que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

Foto: Divulgação

No primeiro ano do Projeto Primavera em 2019, aproximadamente 8 mil curitibanos utilizaram a Linha Turismo com o pagamento da tarifa social e puderam visitar 26 pontos turísticos de Curitiba. Segundo o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto a expectativa é que o Projeto Primavera beneficie cerca de 12 mil usuários por mês em 2021.

Passeio

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que passa por 26 pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 48 km em cerca de três horas. O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.

Novidades

Em 2021, ano em que também se comemora o aniversário de 30 anos da Rua 24 horas, a Linha Turismo passará a iniciar sua operação em frente aos arcos daquele ponto turístico, na Rua Visconde de Nacar, e não mais na Praça Tiradentes. O objetivo é proporcionar maior conforto aos usuários, tendo em vista a gama de lojas, bares e restaurantes e serviços disponibilizados aos visitantes.

Ao longo destes 30 anos a Rua passou por diversas fases e hoje funciona das 9 horas às 23 horas.

Outro ponto favorável será o horário de funcionamento da Linha Turismo que passa a iniciar sua operação às 8h30. Vale lembrar que a Linha Turismo continuará com ponto na Praça Tiradentes, para que os turistas possam apreciar a Catedral Basílica de Curitiba.

Ainda em 21 de setembro, a Linha Turismo vai ter seu itinerário alterado passando a circular em frente à Igreja Matriz de Santa Felicidade, Paróquia de São José, onde os turistas poderão vislumbrar as belezas arquitetônicas e religiosa daquele espaço.

Regras

Para poder utilizar o cartão transporte os usuários da Linha Turismo terão que seguir algumas regras:

  • Será permitida somente a utilização do cartão usuário com créditos adquiridos por pessoa física. O sistema não permitirá a utilização de vale transporte creditado pelo empregador.
  • Para cada embarque será debitado o valor da tarifa vigente da RIT – Rede Integrada de Transporte (R$ 4,50);
  • Os dias da semana, permitidos para utilização do cartão usuário, serão terças, quartas e quintas-feiras, exceto feriado;
  • Não serão permitidas utilizações de cartão na modalidade estudante, avulso ou isenção tarifária;
  • O sistema permitirá que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, impossibilitando que seja utilizado repetidamente no mesmo ônibus;
  • As pessoas que fizerem novos cartões transporte na modalidade usuário terão um prazo de carência de 10 dias após a confecção para serem utilizados na Linha Turismo. Para fazer o cartão usuário basta agendar no site da URBS e comparecer no local e horário agendados com documentação solicitada no momento do agendamento. A primeira via do cartão é gratuita.

Dia Internacional do Turismo

No dia 27 de setembro é comemorado o dia Internacional do Turismo. Para a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, a data coincide com o momento de retomada do setor, que vem ocorrendo de forma gradual.

A data também marca o lançamento da Escola de Turismo para capacitação de profissionais e empreendedores do setor da capital e Região Metropolitana. O projeto é uma parceria entre o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e o Instituto Municipal de Turismo (IMT). Na sequência será lançado o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, com uma grande programação, as atrações vêm consolidando a cidade como a capital do Natal.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.