Mortes de condutores em acidentes de trânsito em Curitiba crescem 37%; CIC é o bairro mais perigoso

Em 2021, Curitiba registrou 47 acidentes de trânsito na área urbana com vítimas fatais no local. O número se manteve próximo ao registrado em 2020, quando a capital teve 45 acidentes com óbitos. Os dados são do Batalhão de Polícia de Trânsito de Curitiba (BPTran), e não compreendem ocorrências que aconteceram em rodovias.

Foto: Mariano Gomes/Rede Massa

O número de mortes de condutores aumentou 37%. Dos 47 óbitos que ocorreram em 2021, 37 eram de motoristas, sendo 30 motociclistas. Em 2020, foram 28 mortes de condutores.

Por outro lado, o número de vítimas fatais de atropelamentos em Curitiba diminuiu: foram três óbitos em 2020, e um em 2021.

CIC concentrou 17% dos acidentes com mortes

A CIC foi o bairro da capital que mais registrou acidentes com vítimas fatais em 2020 e 2021. Foram oito óbitos no último ano, sendo que quatro aconteceram na Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira. Dados do BPTran mostram que, nos últimos dez anos, o cruzamento dessa via com a rua Eduardo Sprada é o local onde mais acontecem ocorrências de trânsito em Curitiba.

Como parte das medidas para reduzir o índice de acidentes nesse cruzamento, está em andamento uma correção geográfica que mudará o traçado da Eduardo Sprada na altura da empresa Volvo, eliminando a obrigatoriedade de os motoristas terem que fazer duas curvas fechadas no encontro com a Juscelino Kubitschek e antes de passar sob a rodovia BR-376.

Além disso, segundo a Prefeitura de Curitiba, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) está finalizando um projeto que tem o objetivo de ampliar a segurança viária na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no trecho entre as ruas Aracy de Carvalho Guimarães Rosa e Eduardo Sprada. O local deve ganhar uma nova calçada, ciclovia, ilhas e faixas de pedestres nos locais onde há pontos de ônibus. A velocidade da via também deve ser reduzida para 50 km/h.

Motociclistas

Os motociclistas são as principais vítimas dos acidentes de trânsito nas áreas urbanas de Curitiba. Em 2020, o total de ocorrências com mortes ou feridos foi de 2.076, e em 2021, o número chegou a 2.194.

Em relação aos óbitos de 2021, dos 47 registros, 63,8% foram de motociclistas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.