A 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) terá a participação de 56 foguetes artesanais construídos pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Santo Anjo, de Curitiba.
Neste sábado (6), das 9h às 12h, os estudantes vão “lançar” os artefatos montados a partir de conceitos aprendidos nas aulas de física e química. A distância percorrida pelos foguetes será medida e disputará a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
As equipes têm o apoio dos professores para construir e lançar os foguetes. O lançamento é feito para frente e não para cima. Nos últimos anos, a competição têm reunido mais de 150 mil estudantes de todo o Brasil.
- Leia também: Veja a programação cultural de maio no Paraná
A MOBFOG é uma olimpíada experimental realizada anualmente com o objetivo de expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, de forma lúdica, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três pessoas.
A medição do lançamento e alcance dos foguetes é feito por meio de trena analógica, e os dados são inseridos no site da MOBFOG, que irá avaliar as equipes vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze até o dia 30 de junho.
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Paulista (UNIP), VISIONA e da AVIBRAS.
Serviço: Mostra Brasileira de Foguetes
Data: 06 de maio (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Colégio Santo Anjo Barigüi
Endereço: Marginal, Rodovia Curitiba – Ponta Grossa Br-277, 1115 – Mossunguê