Mostra fotográfica conta história de recicladores em Curitiba

Mutirão é o nome da mostra fotográfica que poderá ser vista na Casa da Leitura Maria Nicolas, na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, em Curitiba, a partir desta quarta-feira (1º), das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

A atração conta a história da cooperativa de coletores de materiais recicláveis de mesmo nome situada no Sítio Cercado, na Regional Bairro Novo, e coincide com o mês em que se celebra o meio ambiente.

O trabalho é do fotógrafo carioca Ari Baiense, que há 15 anos começou a acompanhar a rotina da cooperativa. O resultado já foi publicado em livro e, a partir de 2020, até ser suspensa pela pandemia do coronavírus, pode ser visto na exposição itinerante que percorre as Regionais da cidade.

“Os personagens são pessoas fortes e muito identificadas com o seu trabalho e a importância social que ele representa”, diz Baiense, que já expôs nas regionais Matriz, Cajuru, CIC, Bairro Novo e Tatuquara.

Ecocidadão

Em Curitiba existem 40 cooperativas de recicladores que reúnem cerca de 700 trabalhadores participantes do programa Ecocidadão. A ação é mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais reutilizáveis.

Cada cooperativa participante é remunerada de acordo com a quantidade de material recebido, a fim de cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões instalados com a finalidade de atender esta etapa da cadeia do lixo.

Serviço: Mutirão

Mostra fotográfica
Data: de quarta-feira (1º) a 30 de junho
Local: Casa da Leitura Maria Nicolas, na Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213)
Horário: 9 horas às 12 horas e 13 horas às 17 horas

Informações da Prefeitura de Curitiba