Museu Oscar Niemeyer oferece oficinas artísticas e mediações gratuitas em fevereiro

A oficina artística “Laboratório de Experiências: Aquarela”, no dia 1° de fevereiro, abrirá a programação educativa do mês do Museu Oscar Niemeyer (MON). A atividade é gratuita e acontecerá em dois horários: 13h30 e 15h30.

Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

No projeto “Laboratório de Experiências”, que o MON oferece ao público desde o ano passado, a oficina do Museu se transforma num grande espaço de investigações e descobertas. Crianças e adultos podem conhecer de perto materiais e técnicas diversas, explorando suas possibilidades plásticas e sensoriais.

No dia 15, será realizada a atividade artística “Captador de Dimensões: Oficina de Caleidoscópio”, também com sessões gratuitas às 13h30 e às 15h30. A proposta será a de que os participantes construam um brinquedo óptico semelhante a um caleidoscópio, que permitirá enxergar as coisas de uma forma diferente.

As oficinas são recomendadas para maiores de 5 anos, mas a participação de um adulto é obrigatória durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita a lotação.

Outra oficina que será oferecida pelo MON no mês de fevereiro é “Diário de Bordo de um Dia no Museu”, com a artista visual Debora Santiago. Será no dia 8, às 14h, e faz parte do projeto “Oficina Afinidades II – Elas!”.

Veja também:

A atividade gratuita propõe a criação de um pequeno caderno, como um diário de bordo, que será usado para desenhos, frases, palavras, rabiscos sobre uma jornada pelas exposições.

As oficinas do Museu Oscar Niemeyer oferecem aos visitantes um espaço de criação e experimentação. O repertório de propostas, em constante atualização, conta com ações relacionadas às exposições em cartaz ou ao trabalho de artistas que possuem obras no acervo do MON. As atividades buscam ampliar a vivência dos visitantes no espaço museológico, além de gerar experiências que contribuem para a sensibilidade e a criatividade.

Mais de 40 oficinas artísticas virtuais, realizadas pelo MON, estão disponíveis no Canal do YouTube da instituição.

No dia 8, às 15h, a equipe do Educativo do MON irá conduzir uma visita mediada, gratuita, na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” (Sala 4). Fazem parte da exposição: máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, entre outros objetos que têm origem em diversos países como Costa do Marfim, Mali e Nigéria.

No dia 22, às 15h, a visita mediada será na exposição “Afinidades II – Elas!” (Sala 3). A mostra reúne a obra de dez artistas mulheres, de diversas regiões do Brasil.

A mediação prioriza o diálogo e a investigação acerca das obras e dos artistas presentes na exposição. Para participar, basta comparecer em frente às respectivas salas com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Oficinas gratuitas:

  • 1° de fevereiro – “Laboratório de Experiências: Aquarela”
  • Das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h
  • 15 de fevereiro – Oficina “Captador de Dimensões: Oficina de Caleidoscópio”
  • Das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h
  • Para mais informações, basta ligar para (41) 3350-4448, ou enviar um e-mail para [email protected]
  • 8 de fevereiro – “Diário de Bordo de um Dia no Museu”, com a artista visual Debora Santiago
  • Às 14h
  • Inscrição antecipada obrigatória

Mediações gratuitas:

  • 8 de fevereiro
  • Às 15h, na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” (Sala 4).
  • 22 de fevereiro
  • Às 15h, na exposição “Afinidades II – Elas!” (Sala 3).
  • Para participar, basta comparecer em frente às respectivas salas com pelo menos 15 minutos de antecedência.
  • Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – Paraná.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.