Museu da UFPR terá atividades gratuitas para crianças

Com a colaboração de UFPR

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) prepara-se para receber a 21ª Semana Nacional de Museus, evento promovido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, com o intuito de refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social.

ufpr-atividades-criancas
Foto: UFPR

Durante os dias 15 e 21 de maio, o MAE-UFPR, localizado no Prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, oferecerá uma série de atividades e experiências voltadas para o público em geral, com foco especial nas crianças.

O tema proposto pelo IBRAM para este ano visa a reflexão sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social.

Entre os dias 15 e 19 de maio, o MAE-UFPR estará aberto para receber o público interessado em conhecer e participar de uma variedade de atividades e experiências culturais. Com uma programação diversificada, o museu busca envolver crianças, jovens e adultos em suas propostas de aprendizado e entretenimento.

Veja também:

Todas as manhãs, de 15 a 19 de maio, crianças de 6 a 11 anos (ou mais) poderão participar das oficinas intituladas “Aprender e Brincar no Museu – Nhande Mbya Reko – Nosso Jeito de Ser Guarani”. Cada dia será dedicado a uma atividade exclusiva, como oficina de miçangas, grafismos, trançados e até a construção de uma árvore da vida Guarani. As atividades ocorrerão no Espaço MAE-UFPR, no Prédio da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade, em Curitiba.

As oficinas para crianças acontecerão das 9h às 12h e as inscrições poderão ser feitas pelos pais ou responsáveis por meio de um formulário (link abaixo). Além disso, durante as tardes, das 14h às 17h, o MAE-UFPR também oferecerá Visitas Guiadas para o público de todas as idades na exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, que acontecerá no mesmo espaço.

Para aproveitar essa oportunidade única, é importante ressaltar que as inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Portanto, é recomendado que os interessados realizem a inscrição o quanto antes para garantir a participação nas atividades.

Semana de Museus do IBRAM

A Semana Nacional de Museus é uma ocasião especial para valorizar a importância dos museus como espaços de conhecimento, preservação cultural e interação social. O MAE-UFPR, em consonância com essa proposta, busca promover uma experiência enriquecedora para todos os visitantes, proporcionando momentos de aprendizado, diversão e reflexão.

Além das oficinas destinadas às crianças pela manhã e das visitas guiadas à tarde, a exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani” estará aberta para o público durante toda a Semana Nacional de Museus. Essa mostra oferece uma imersão na cultura e nas tradições do povo Guarani, apresentando sua arte, história e modo de vida a partir da própria perspectiva das populações indígenas do litoral paranaense.

O MAE-UFPR reafirma seu compromisso em oferecer atividades acessíveis e inclusivas, abrindo as portas para pessoas de todas as idades e proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à troca de experiências.

As iniciativas realizadas durante a 21ª Semana Nacional de Museus fortalecem a importância do museu como agente de transformação social, contribuindo para a valorização da saúde mental, a conscientização ambiental e a promoção da inclusão social. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.