Mais de 400 novos bombeiros aprovados em concurso público participaram nesta quinta-feira (25) da cerimônia de formatura do Curso de Formação de Praças. A solenidade foi realizada em frente ao Palácio do Iguaçu, sede do governo do Estado, em Curitiba.
Ao todo, o Paraná conta com mais 419 bombeiros militares, dos quais 372 são homens e 47, mulheres.
A formatura contou com a presença de algumas das principais autoridades do Paraná, como o governador Ratinho Junior (PSD), do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, e do secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira.
“Essa é a maior contratação dos últimos 10 anos, o que é uma garantia de que a população paranaense terá uma corporação cada vez mais qualificada, com uma nova geração de profissionais capacitados e à disposição para servir e cuidar das pessoas”, afirmou o governador.
Curso dos novos bombeiros do Paraná durou 9 meses
O Curso de Formação teve carga horária total de 1.503 horas-aula, das quais 184 horas foram dedicadas a estágios. No total, a preparação dos novos bombeiros durou nove meses.
governo do Estado.
- Trânsito no Tatuquara: rua passa a ter sentido único nesta quinta (25)
- Acidente com carga perigosa causa trânsito na estrada de Garuva
- Confira os bilhetes premiados do 55º sorteio do Nota Curitibana
O curso abrangeu diversas disciplinas práticas e teóricas, como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca, resgate e salvamentos em diferentes situações, telecomunicação de emergências e direito e legislação.
Os novos bombeiros foram aprovados no concurso público realizado em 2021 e servidores serão distribuídos em quartéis por todo o Estado.
O novo concurso, autorizado em 18 de maio pelo governador, prevê que a Secretaria de Segurança Pública do Estado pode contratar a empresa responsável pela organização e realização das provas. A divulgação de mais detalhes deverá ocorrer após a publicação do edital.