Novos radares são ligados nesta quarta-feira em três ruas de Curitiba

Equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade instalados em três pontos da cidade começam a funcionar a partir desta quarta-feira (5). Eles ficam na rua Almirante Tamandaré, 1.615, no Juvevê; na rua Nilo Peçanha, 909, São Francisco; e na rua Mauricio Fruet, ao lado do Jardim Botânico, no bairro que leva o nome do ponto turístico.

Daniel Castellano/SMCS
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Todos têm limite de velocidade de 50 km/h. Nos locais, há sinalização de trânsito indicando tanto o limite de velocidade quanto a fiscalização eletrônica, seguindo padrões determinados em legislação federal. Os locais têm placas, semipórticos e legendas no pavimento (no mínimo 100 metros antes do radar).

A lista completa e atualizada dos radares em funcionamento na cidade pode ser consultada no site da Setran.

Prudência e respeito no trânsito

Instalados em pontos considerados mais sensíveis de respeito dos condutores à velocidade máxima estabelecida, os redutores contribuem para melhorar a segurança viária de outros motoristas e também de pedestres e ciclistas.

De acordo com relatório mais recente do Programa Vida no Trânsito (PVT), no ano de 2019 foram registrados 168 acidentes fatais nas ruas da capital, com 169 mortes (um acidente com dois óbitos). O pedestre foi a principal vítima, representando 45% do total de mortes. Entre 2018 e 2019 o aumento no número de atropelamentos foi de 55,1%.

Análise do PVT mostra ainda que, em 2019, os principais fatores e condutas presentes para ocorrência do acidente fatais foram: a presença do álcool no organismo dos motoristas, a velocidade inadequada ou excessiva e o desrespeito a sinalização.

Álcool e velocidade aparecem como primeiro e segundo lugar entre os fatores, enquanto as principais condutas observadas foram: desrespeito à sinalização, trânsito em local proibido e atitude imprudente.

Informações da assessoria de imprensa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.