Obras de iluminação causam bloqueios de trânsito no Contorno Sul

A partir desta segunda-feira (24), a região do Contorno Sul de Curitiba terá bloqueios no trânsito por causa das obras de iluminação. A previsão é que os trabalhos comecem a partir das 13h com a implantação do novo sistema e de dispositivos de segurança.

A obra tem início no quilômetro 587, na interseção com a BR-277 no sentido Tatuquara (sentido crescente). A instalação dos postes de iluminação será feita no canteiro central, portanto, a faixa da esquerda estará interditada no período das 9h às 17h. A previsão da empresa é que a instalação seja no ritmo de um quilômetro por semana.

A partir de 16 de janeiro, está previsto o início das obras no sentido São Braz (sentido decrescente), até finalizar novamente na interseção com a Rodovia do Café. No total, serão 10,7 quilômetros de extensão.

A obra

O contrato para o início dos trabalhos foi assinado em maio deste ano pelo governador Carlos Massa Ratinho, Junior com o Consórcio Engeluz-Marandel, vencedor da licitação, para a elaboração do projeto e execução da obra, nova modalidade adotada pelo estado para que a empresa atue nas duas frentes.

Apesar de a rodovia estar sob jurisdição federal, o Governo do Estado, com autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), contratou os serviços e investirá cerca de R$ 21,6 milhões no local. A obra será entregue em seis meses.

Além da iluminação no canteiro central, a obra prevê iluminação em LED nas vias marginais, em trechos de travessias e obras de arte ainda não iluminadas, e contempla, ainda, a instalação de dispositivos de segurança como sinalização, barreiras de concreto e defesas metálicas, buscando evitar o choque direto dos veículos em postes instalados em um eventual acidente.

Segundo a Comec, a autorização do DNIT para a execução da obra contempla mais quatro quilômetros de iluminação até a interseção do Contorno Sul com a BR-116, na região do Ceasa, trecho que deverá ser contratado após a conclusão desta primeira etapa.