Oficina de Música de Curitiba oferece curso para crianças com autismo

A Oficina de Música de Curitiba está mais inclusiva. Nesta 40ª edição, pela primeira vez na história, foi oferecido um curso de vivências musicais para crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares.

Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O curso gratuito aconteceu na quinta e sexta-feira (26 e 27 de janeiro) na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento. A Oficina de Música segue até o dia 5 de fevereiro.

Nas duas últimas edições da Oficina de Música foram ofertados cursos de formação para professores que querem trabalhar a linguagem musical com crianças que têm o espectro do autismo. Os cursos anteriores e o desta edição de 2023 foram com a professora Liana Monteiro Araújo, de João Pessoa (PB). Atualmente ela leciona em Natal na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“O diferencial desta edição da Oficina de Música é a introdução da família e da pessoa com autismo. Agora tem um significado diferente, estamos trabalhando diretamente com as pessoas envolvidas com o autismo”, explicou a professora Liana.

Durante as vivências musicais foram utilizados fantoches, brinquedos e movimentos do próprio corpo para o autoconhecimento corporal. “Aqui trabalhamos com a comunicação receptiva e expressiva, criando movimentos e também com momentos de espera. Esses elementos fazem parte da comunicação e estimulamos isso nas crianças com autismo”, disse Liana.

Leia mais:

Angélica Back levou o filho Davi, de 7 anos, para fazer os dois dias do curso. Ele tem o espectro do autismo e se divertiu cantando, dançando e aprendendo novas vivências musicais. “Como mãe é muito legal participar junto para depois fazer em casa. A música ajuda para ele se acalmar e também na concentração”, disse Angélica que toca violino e também dá aulas de canto e violão.

“Como professora aprendi novas didáticas para trabalhar com as crianças. Às vezes o autista tem a audição mais apurada, eles percebem sons que a gente não percebe. Esse curso foi um presentão para nós”, afirmou Angélica. 

Inclusão

A professora Liana Monteiro Araújo explicou que o curso de Vivências Musicais trabalha a questão da comunicação, criatividade, concentração, atenção, e coordenação motora com as crianças com o espectro do autismo. 

“Aqui eles são estimulados a gostar de música e as famílias estão sendo inseridas neste espaço. A importância da Oficina de Música é exatamente essa, incluir pessoas diferentes, incluir a diversidade. O autista é apenas uma pessoa que tem um pensamento diferente, mas que também tem suas particularidades, seus interesses”, definiu Liana.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.