A partir do próximo sábado (13), todas as linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo por cartão. As linhas Interbairros IV, Interbairros V e Interbairros VI, que eram as únicas que ainda aceitavam dinheiro, vão deixar de aceitar esta forma de pagamento da passagem.
A tarifa pode ser paga por cartão-transporte e também cartões de débito e crédito, funcionalidade disponível desde abril de 2022.
Em março de 2020, a Urbanização de Curitiba (Urbs) começou a ampliar o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento. O processo se encerra com esta última etapa, com todas as 242 linhas da capital.
As estações-tubo e terminais e os terminais de ônibus de Curitiba continuam a aceitar dinheiro, além de cartões.
Segundo a Urbs, a maioria dos usuários usam cartão e a mudança ajudou a reduzir o número de assaltos no transporte coletivo. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.
Como fazer o cartão-transporte em Curitiba
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.
É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.
No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.
Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.