Confira as opções de Curitiba para brincadeiras e passeios com os pets

Curitiba é conhecida pela quantidade de áreas verdes e unidades de conservação para a prática esportiva, lazer e contemplação. Entre os locais públicos, há alguns destinados exclusivamente aos melhores amigos dos curitibanos, os pets. São cinco Espaços Amigo Bicho na cidade, nos bairros Centro, Guaíra, Capão Raso, Pinheirinho e Juvevê.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O superintendente de Obras e Serviços da Secretaria de Meio Ambiente, Jean Brasil, lembra que são locais cercados para garantir a segurança dos animais.

“É uma área para que eles fiquem soltos, socializem e brinquem com os demais cães sem preocupar os tutores e sem o risco de correrem para as ruas próximas”, explica. “A socialização também acaba acontecendo entre os vizinhos dos espaços”, completa.

Para o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria, Edson Evaristo, a criação dessas áreas reforça a conduta da cidade de incentivo à guarda responsável e o convívio em harmonia com animais, além das políticas públicas de proteção já reconhecidas. 

Veja também:

“Os espaços vêm se somar ao nosso programa de castração gratuita, que é um dos maiores do Brasil, além das ações de saúde, vacinação, pela guarda responsável e contra o abandono”, resume. 

Espaço compartilhado

Quem quer brincar e se divertir com o seu bichinho tem outras opções na cidade. A maior parte das unidades de conservação não tem restrições, desde que seja respeitado o espaço de todos. O ideal é que seja usada a guia durante os passeios e brincadeiras, para evitar que o animal se perca ou se machuque em interação com outros pets desconhecidos. 

Espaço restrito

A restrição para a presença de pets existe no Passeio Público e no Zoológico, em função da presença dos animais abrigados por lá; no Belvedere do Parque Tanguá; e no Jardim Botânico de Curitiba, para a preservação das coleções botânicas espalhadas pela unidade de conservação.

Onde passear com seu pet em Curitiba

  • Passeio Público, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, Centro;
  • Eixo de Animação Arnaldo Faivro Busato – Avenida Presidente Wenceslau Braz, no Guaíra;
  • Jardinete Sebastiana Tortato – Rua Paulina Ader, Capão Raso;
  • Praça Zumbi dos Palmares – Rua Elói Zeglin, Pinheirinho;
  • Praça Brigadeiro do Ar Mário Calmon Eppinghaus – R. José de Alencar, 2231 – Juvevê.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.