Paróquias de Curitiba celebram festas juninas em toda a cidade; veja a programação

Após mais de dois anos de pandemia, a expectativa para as tradicionais festas juninas é grande em todo o Brasil. Em Curitiba, muitas paróquias vão celebrar São João e Santo Antônio com comida e brincadeiras típicas.

Foto: Adobe Stock

Movimentos e pastorais já planejam os cardápios de suas barraquinhas e ensaiam a tradicional quadrilha caipira para fazerem bonito para a comunidade. Brincadeiras como “pau de sebo” e até concurso para eleger a “miserável de feia” estão na programação dos eventos juninos.

Confira a programação de algumas paróquias que já estão com a Festa Junina marcada para este mês:

Paróquia Bom Jesus dos Perdões – Centro (31/05 a 13/06)

Na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, as comemorações a Santo Antônio tiveram início com a trezena ao santo, no dia 31 de maio e seguem até o dia 13 de junho, com bênçãos e celebrações. A partir desta segunda-feira (6), inicia a venda do tradicional bolo de Santo Antônio.

A festa contará com atrações culturais nos dias 11,12 e 13 de junho e, para finalizar as festividades ao famoso santo casamenteiro, durante todo o dia 13 os freis da paróquia estarão abençoando os fiéis.

Paróquia Bom Jesus dos Perdões
Endereço: Praça Rui Barbosa, 149 – Centro – Curitiba/PR
Informações: (41) 3281-7700

Paróquia Santo Antonio – Orleans (30/05 a 12/06)

As comemorações a Santo Antônio tiveram início com a trezena ao santo, no dia 30 de maio, e seguem até dia 11 de junho. No sábado (11), haverá quermesse e início da venda do tradicional bolo de Santo Antônio. Já no domingo (12), acontecerá a santa missa solene, venda do kit almoço e o show de prêmios.

Paróquia Santo Antonio
Endereço: Rua Dom Ladislau Biernaski, 01 – Orleans, Curitiba/PR  
Informações: (41) 3652-2305 | (41) 98461-6460

Paróquia Menino Jesus de Praga – Lindóia (05 a 12/06)

A programação festiva da Paróquia Menino Jesus de Praga iniciou com o Cerco de Jericó no dia 5 de junho, e segue com quermesse todos os dias. Já no dia 12, haverá missa solene com coroação do padroeiro e carreata, seguida de um delicioso almoço com o tradicional churrasco de igreja e show de prêmios. A festa ainda contará com concurso de sinhazinha e sinhozinho, comidas típicas, bolo do padroeiro e bolo de Santo Antônio.

Paróquia Menino Jesus de Praga
Endereço: Av. Santa Bernadethe, 1013 – Lindoia, Curitiba – PR
Informações: (41) 3246-8074

Comunidade Santa Amélia – 11 e 12/06

O arraiá da Paróquia Santa Amélia será realizado nos dias 11 e 12 de junho e com tudo que uma festa junina tem direito: dança de quadrilha, quentão, salgados, refrigerantes, etc. Já no domingo (12), o entretenimento está garantido com o show de prêmios e serviços de bar e cozinha, com diversas comidas deliciosas.

Paróquia Santa Amélia
Endereço: Rua José Teixeira de Mello, 47 – Fazendinha – Curitiba/PR
Informações: (41) 3288-2651

Paróquia Santo Antonio – Uberaba (11 e 12/06)

A paróquia Santo Antonio no Uberaba tem muito motivos para comemorar neste ano! Além do retorno da festa presencial do padroeiro, a comunidade também irá festejar o jubileu de 50 anos da paróquia. E as festividades já iniciaram com a oração da trezena a Santo Antônio, até o dia 13 de junho.

No dia 11, a programação começa com a santa missa, seguida do casamento caipira e danças típicas de festa junina. A gastronomia contará com comidas tradicionais da época, além do bolo do padroeiro.

Uma carreata está prevista para o domingo (12), saindo da capela Santa Beatriz em direção a matriz para início da missa. Ao final será vendido o tradicional almoço – churrasco, risoto e saladas; a seguir, o show de prêmios.

Paróquia Santo Antonio
Endereço: Augusto Zibarth, 214 – Uberaba – Curitiba/PR
Informações: (41) 3521-0540

Paróquia Maria Mãe da Igreja – Bairro Alto (25/06)

As festividades juninas da Paróquia Maria Mãe da Igreja serão realizadas no dia 25 de junho, iniciando às 14h com os tradicionais e deliciosos pratos juninos. Haverá barracas com doces, pastéis, pinhão, quentão e outras comidas típicas. A missa sertaneja está marcada para às 19h e logo após todos são convidados para participarem do show de prêmios. O destaque da festa será a brincadeira do pau de sebo, que promete divertir os “cumpadis e cumadis”.

Paróquia Maria Mãe da Igreja
Endereço: Rua Gastão Luiz Cruls, 2235 – Bairro Alto
Informações: (41) 3367-2768

Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – CIC (31/05 a 13/06)

Na Paroquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a programação especial a Santo Antônio iniciou dia 31 com a trezena. No dia 12, haverá venda de pastéis e quentão, além da tradicional dança da quadrilha, organizada pela comunidade.  No dia 13, haverá missa em louvor ao santo. O bolo de Santo Antônio com medalhinha será vendido de 10 a 13 de junho.

Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Endereço: Rua: Orlando Luís Lamarca, 650

Comunidade Nossa Senhora da Assunção – Capão Raso (11 e 12/06)

A programação da festa junina da Comunidade Nossa Senhora começa no dia 11 de junho com a santa missa. Após a celebração, todos são convidados para aproveitarem as comidas típicas da praça de alimentação e curtirem o show musical.

No domingo (12), as festividades terão início às 8h com a missa, seguida do almoço comunitário e do festival de prêmios. A renda da festa será destinada à reforma dos bancos da igreja.

Comunidade Nossa Senhora da Assunção – Igreja da Vila Feliz
Endereço: Rua José Zaleski, 159 – Capão Raso – Curitiba/PR
Informações: (41) 3347-2199

Paróquia Imaculada Conceição – Guabirotuba (25/06)

A grandiosa festa na Paróquia Imaculada Conceição será no dia 25 de junho, iniciando com missa sertaneja. Logo após, todos poderão prestigiar as apresentações de festa junina e o acendimento da fogueira de São João. A gastronomia contará com barracas de comidas e bebidas típicas.

Paróquia Imaculada Conceição
Endereço: Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 244 – Guabirotuba – Curitiba/PR
Informações: (41) 3296-3765

Paróquia Santo Antônio Maria Claret – Boqueirão (11/06)

A festa junina na Paróquia Santo Antônio Maria Claret promete muita diversão com música ao vivo, brincadeiras e quadrilha. A praça de alimentação contará com diversas comidas características da festa, como pinhão, pastel, cachorro-quente, chá de amendoim, quentão e muito mais. Tudo isso no dia 11 de junho, a partir das 14h.

Paróquia Santo Antonio Maria Claret
Endereço: Padre Estanislau Trzebiatowski, 683 – Boqueirão – Curitiba/PR
Informações: (41) 3085-2827

Comunidade Sagrada Família da Paróquia Santa Margarida (9 a 12/06)

As comemorações a Santo Antônio iniciarão com o tríduo preparatório no dia 9 de junho, seguindo até o dia 11. No dia 12, acontecerá a grande festa em homenagem ao santo com missa solene, almoço comunitário (vendas antecipadas) e show de prêmios. A gastronomia contará com a venda do bolo de Santo Antônio, pastel e bebidas.

Comunidade Sagrada Família
Endereço: Rua Justo Manfron, 729 – Santa Felicidade – Curitiba/PR
Informações: (41) 3297-2092 | (41) 99183-2555

Paróquia São João Batista – Vila Sandra (25 e 26/06)

A paróquia São João Batista da Vila Sandra tem uma razão muito especial para comemorar neste ano: o jubileu de ouro, sendo a 50ª festa do padroeiro.

A preparação terá início no dia 17 de junho, com o novenário e as missas.  Diversos sacerdotes irão participar, inclusive o arcebispo dom José Antonio Peruzzo e o Ministro Provincial Frei José Hugo dos Santos.

A festa terá início no sábado (25), com barracas de comidas típicas, santa missa, dança da quadrilha e o show com a dupla Mateus Luz & Luan.

No domingo (26), as festividades terão início com a carreata, saindo da capela Bom Jesus em direção a matriz. Em seguida, haverá a celebração da santa missa solene e festiva. Após o almoço, todos são convidados a participarem do show de prêmios.

Paróquia São João Batista
Endereço: Rua Luiz Tramontin, 2570, Vila Sandra – Curitiba/Pr
Informações: (41) 3373-2499

Informações da Arquidiocese de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.