Com quase dez anos de existência, o Parque Guairacá, no Rio Barigui, no Fazendinha, é ponto de encontro e destino certo de caminhadas e exercícios físicos dos moradores do entorno. Para proporcionar ainda mais comodidade aos frequentadores, a Prefeitura de Curitiba promove uma revitalização completa do espaço.
As equipes trabalham na pintura de equipamentos, no conserto de bancos das áreas de estar, além da recuperação e pintura da madeira do deque e na retirada das plantas aquáticas que, de tempos em tempos, se acumulam no lago. Os serviços devem ser finalizados na próxima semana.
O bartender Juan Hess passeia sempre com os filhos, Raziel, de 13 anos, e Ana, de 10, no Guairacá. A mãe de Juan é vizinha do local desde antes da abertura do parque. “Tem muita criança por aqui e o espaço é ideal para que elas possam brincar e ter contato com a natureza”, comenta. “E mais importante ainda que seja bem cuidado”, completa.
Veja também:
- Confira agenda de shows no Teatro do Paiol em abril
- Unidades de saúde de Curitiba terão horário estendido para vacinação
A gerente de Parques da Secretaria do Meio Ambiente, Walquíria Pizatto, lembra que tanto a limpeza dos lagos como os trabalhos de requalificação dos espaços acontecem periodicamente. “Seguimos cronogramas de manutenção e recuperação das áreas, para que elas sejam sempre bem aproveitadas pela população”, conta.
O Guairacá ocupa uma área de 120 mil metros quadrados e conta com canchas de futebol de areia, de minifutebol e de vôlei; playground, academia ao ar livre, equipamentos de ginástica, pista para ciclismo e bicicletário.
Está em andamento, em algumas áreas verdes da cidade, um amplo contrato que prevê a recuperação de estruturas de madeira. Os trabalhos estão sendo feitos no Parque Lago Azul, no Umbará e no Parque Tingui. Já houve recuperação do deque da Praça da Espanha e, em breve, começam as obras na Praça Afonso Botelho.