Passeios gratuitos em ônibus elétrico terminam neste domingo em Curitiba

Quem tiver interesse em embarcar no ônibus elétrico Higer, em teste em Curitiba, terá uma última oportunidade neste sábado (24) e domingo (25), quando a Urbanização de Curitiba (Urbs) promove mais uma demonstração gratuita no Parque Barigui.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

O veículo repetirá a ação do último fim de semana e fará um passeio de seis quilômetros, com pontos de embarque gratuitos no Salão de Atos, no Pavilhão de Eventos e no Salão do Automóvel. O ônibus pode ser acessado também no Terminal Campina do Siqueira, com pagamento de tarifa. As viagens acontecem de hora em hora no período das 9 horas às 20 horas.

No último fim de semana, 130 pessoas embarcaram no ônibus no Barigui. Desde a última segunda-feira (19) até esta sexta-feira (23), o ônibus elétrico está sendo testado em cinco linhas capital – cada dia em uma – com o sistema de bilhetagem eletrônica e pagamento por cartão-transporte, de crédito ou de débito.

Com 12,2 metros de comprimento, o veículo Higer Azure A12 BR, do tipo padron, tem, segundo a fabricante, capacidade para transportar 78 pessoas, e autonomia de 270 quilômetros, com um conjunto de 12 baterias.

Sem ruídos e sem emissão de CO2, o ônibus elétrico é uma das principais apostas do município para o transporte coletivo nos próximos anos. Os primeiros elétricos devem ser incorporados à frota do Inter II, Interbairros II e do Ligeirão Leste-Oeste, a partir de 2024.

Dentro desse cronograma, outras montadoras devem fazer demonstrações e testes técnicos em Curitiba. A Eletra, fabricante nacional de ônibus elétrico, deve começar seus testes nas próximas semanas.

Antes de ser devolvido à montadora, o veículo ainda ficará em exposição, na segunda-feira (26), na sede da Urbs, junto à Rodoferroviária, no Jardim Botânico, das 10 horas às 18 horas.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.