Peça “O universo está vivo como um animal” investiga eletricidade e democratização da luz

A peça teatral O Universo está Vivo como um Animal, nova montagem da Rumo de Cultura, estreia no dia 2 de setembro, na Caixa Cultural Curitiba. A temporada segue até 2 de outubro, às sextas e sábados, às 20 horas e domingos às 19 horas. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados 1 hora antes da sessão na bilheteria do teatro.

A peça, criada por Diego Marchioro, Fernando de Proença e Nadja Naira, é iluminada a partir da biografia do inventor que revolucionou o século XX: Nikola Tesla. Articulando arte e ciência, o trabalho prolifera – entre passado, presente e futuro – ideias sobre energia, magnetismo, eletricidade e democratização da luz, desde as criações do inventor e suas relações com o mundo contemporâneo.

As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos atuais sistemas de potência elétrica em corrente alternada. O inventor é um dos maiores gênios da humanidade e um dos mais importantes visionários do século XX.

A peça é estruturada por quadros imagéticos guiados pela dramaturgia da luz. A partir dos estudos da vida de Nikola Tesla – cartas, palestras, entrevistas e de sua autobiografia “Minhas Invenções” – o grupo de artistas investiga questões temporais sobre suas invenções.

A operação usada pelos atores em cena é propriamente a montagem da cena. Entre um quadro e outro, constroem diante do público ambientes para contar histórias sobre a descoberta da eletricidade, imaginação e futuridade a fim de pensar o presente por meio da materialização de ideias no teatro.

Combinada com a estreia da peça, a Rumo de Cultura lança nas plataformas de áudio uma canção inédita com os cantores Ná Ozzetti e Ney Matogrosso.

No dia 23 de setembro, haverá uma sessão da peça aberta ao público com áudio descrição e com tradução em libras. Também haverá uma oficina de dramaturgia ministrada por Diego Marchioro e Fernando de Proença.

Ouça a áudio série

PEOPLE vs. TESLA – peça elétrica para ondas de rádio: PEOPLE vs. TESLA | Podcast on Spotify

Serviço

De 2 de setembro a 2 de novembro

sex e sáb às 20h | dom às 19h

CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280

Entrada gratuita (retire seu ingresso com 1h de antecedência na bilheteria do teatro)