Pedreiro acusado de homicídio é liberado de júri após pedido da Defensoria

Com a colaboração de Defensoria Pública do Estado do Paraná

O ministro Gilmar Mendes, da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu os argumentos da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e impediu que um pedreiro, 40 anos, acusado de homicídio doloso fosse levado a júri.

pedreiro-homicidio-curitiba
Foto: Adobe Stock

O homem foi acusado com base em testemunhas indiretas, ou seja, que não presenciaram o fato, apenas ouviram relatos de terceiros a respeito do crime.

A prática é conhecida em inglês como “hearsay testimony”, ou uma testemunha que “ouvi dizer” algo sobre o fato investigado/julgado.

O morador de Curitiba é usuário da DPE-PR desde 2017, quando virou réu por homicídio doloso, após uma acusação de ter esfaqueado um homem em um bar no bairro Cajuru em 2013.

Entenda o que é ser impronunciado no Direito

Impronunciar, no Direito, significa que a Justiça entendeu que não procedia a denúncia feita pelo Ministério Público que pretendia levar uma pessoa a júri popular – ou seja, quando a pessoa é impronunciada, a Justiça entende que ela não deve ser julgada por um crime doloso contra a vida, como é o caso do homicídio. Em 2020, ousuário da Defensoria chegou a ficar preso preventivamente quase oito meses.

Na decisão realizada no último dia 10 de maio, Mendes ainda criticou o uso de um preceito jurisprudencial equivocado muito usado pela acusação em tribunais do júri Brasil afora, o in dubio pro societate (na dúvida, pró sociedade).

Esse entendimento leva em consideração que, quando há incerteza sobre a autoria de um homicídio doloso, pronuncia-se o réu para deixar o júri popular julgá-lo, contrariando o princípio da presunção de inocência, consagrado pela Constituição Federal: o in dubio pro reo (na dúvida, pró réu).  

Para o defensor público natural do caso, que faz parte da equipe da DPE-PR que atua no Tribunal do Júri em Curitiba, Vitor Eduardo Tavares de Oliveira, a decisão reforça a presença da instituição em todas as instâncias da Justiça.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.