Personalidades negras são tema de visita guiada ao Cemitério Municipal

Neste sábado (28), tem visita guiada temática ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. A programação acontece a partir das 9h, com o tema Personalidades Negras e Clubes Operários. As inscrições abrem a partir da 0h desta quarta-feira (25), pelo Guia Curitiba. Serão disponibilizadas 60 vagas.

Foto: Cido Marques/FCC

No percurso, de cerca de duas horas, são apresentadas personalidades que fizeram parte da história de Curitiba e do Paraná – como a primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques; a milagreira Maria Bueno; um dos fundadores do Clube 13 de Maio, Vicente Moreira de Freitas; a biógrafa e escritora Maria Nicolas.

Também serão abordados dados sobre os clubes Operário, 13 de Maio e Sociedade dos Empregados nas Indústrias de Erva-Mate.

A diretora de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, é também a idealizadora da programação e responsável por conduzir os visitantes. Ela conta que, além de apresentar o cemitério como um patrimônio da cidade, por meio dele é possível conhecer a história. A intenção é promover e difundir os feitos dessas personalidades.

“É um modo de desmistificar o espaço do cemitério, mostrando toda sua potencialidade e capacidade de reverberar e miniaturizar a história da cidade”, revela. 

Mais de sete mil pessoas já participaram das visitas, desde 2017, quando foram institucionalizadas pelo município. A programação ficou suspensa durante o período mais grave da pandemia da covid-19 e foi retomada, nas últimas semanas, com uma série de visitas noturnas. Em breve, devem ser anunciadas novas datas da atividade. 

Visita guiada temática ao Cemitério Municipal

Data: sábado (28/5)

Horário: das 9h às 11h

Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Padre João Sotto Maior, São Francisco)

Inscrições: guia.curitiba.pr.gov.br – a partir da 0h desta quarta-feira (25/5)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.