Pessoas imunossuprimidas de 18 a 59 anos podem tomar 3º reforço anticovid nesta quarta

A partir desta quarta-feira (24), a vacinação contra a covid-19 será ampliada com a convocação de um novo grupo. Pessoas de 18 a 59 anos com imunossupressão poderão receber mais uma dose de reforço. Para recebê-la é necessário um intervalo mínimo de 120 dias desde a dose anterior.

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, em 107 unidade de saúde. Os locais podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

Com a nova convocação, as pessoas que fazem parte deste grupo ficarão com cinco doses no total. São esperadas cerca de 10 mil pessoas para a aplicação do novo reforço.

Para os imunossuprimidos vacinados na 1ª dose com Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca, a nova dose equivale ao 3º reforço. Para as pessoas deste grupo vacinadas na 1ª dose com Janssen, a nova equivale ao 4º reforço.

A convocação atende a uma nova determinação do Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19. Anteriormente, já haviam sido convocadas as pessoas com 60 anos ou mais com imunossupressão.

Condições de imunossupressão

Pessoas que já estão se vacinando dentro dos critérios de imunossupressão em Curitiba receberão mensagem pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, nesta quarta-feira (24), para a convocação da nova dose. Nestes casos, não é preciso apresentar comprovação da condição de imunossupressão.

Pacientes que ainda não tenham sido vacinados como imunossuprimidos anteriormente e não são acompanhados pelo SUS Curitibano devem apresentar alguma documentação que comprove a sua condição.

São considerados imunodeprimidos, de acordo com o PNO do Ministério da Saúde, as seguintes condições:  

  • Imunodeficiência primária grave
  • Quimioterapia para câncer
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras
  • Pessoas com HIV/Aids
  • Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune
  • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
  • Pacientes em hemodiálise
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Onde se vacinar

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 107 unidade de saúde. Os locais podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

Vacinação simultânea

Além da dose do imunizante contra a covid-19, também está disponível a vacina contra a gripe (vírus influenza), podendo ser aplicada simultaneamente, no mesmo dia. Não há mais necessidade de intervalo entre os imunizantes.

Também é possível receber outros imunizantes do Calendário Nacional de Imunização que estejam em atraso. A consulta sobre imunizantes pendentes pode ser feita pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou aplicativo), acessando a aba “Carteira de Vacinação” no item “Pendentes”.

Recomendações

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.

Grupos com vacinação contra a covid-19 disponível:

– 1ª dose para todos com 3 anos completos ou mais;

– 2ª dose* para todos com 3 anos completos ou mais;

– 1º reforço* para todos com 12 anos ou mais;

– 2º reforço* para imunossuprimidos com 12 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen, pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com qualquer marca na 1ª dose;

– 3º reforço* para pessoas imunossuprimidas com 18 anos ou mais e pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com Janssen na 1ª dose do início do esquema vacinal;

– 4º reforço* para pessoas imunodeprimidas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen na 1ª dose do início do esquema vacinal

*Importante: para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo que a pessoa faz parte.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.