Pinturas históricas são descobertas no Museu de Arte Sacra de Curitiba

Pinturas históricas da época da visita do imperador Dom Pedro II à Curitiba foram descobertas no Museu de Arte Sacra (Masac), anexo à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

As construções históricas, sediadas no Largo da Ordem, estão passando por um processo de restauração, por meio da lei de potencial construtivo da Prefeitura de Curitiba. O termo foi assinado em novembro do ano passado.

O achado foi comunicado ao prefeito Rafael Greca na tarde desta segunda-feira (23), durante vistoria no local. As pinturas foram descobertas pela equipe de restauradores contratados pela Mitra Diocesana de Curitiba.

Pintura feita à mão encontrada no Museu de Arte Sacra

As pinturas estavam debaixo de camadas de tinta que o prédio recebeu ao longo dos anos. A restauradora Tatiane Zanelatto Domingues explicou o significado dos desenhos.


“É uma pintura de repetição. A grega (espécie de símbolo que aparece gravado em toda a extensão das paredes) era usada com bastante frequência durante período do império. E acima nós vemos gravuras de peixes, que representam a religiosidade”, explicou Tatiana.


O detalhe é que as pinturas não foram feitas a partir de uma matriz. “O que gente percebe que não usaram gabarito. Este trabalho foi feito à mão”, citou.

Patrimônio histórico do Paraná

O conjunto composto por Igreja e Museu é tombado pelo Patrimônio do Estado do Paraná desde 1966, sendo Unidade de Interesse Especial de Preservação do município desde 2019.

O trabalho de restauro e revitalização da Igreja e do Museu, no setor histórico de Curitiba está sendo acompanhado pela equipe de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Curitiba e do Ippuc.

Pelo projeto apresentado, o museu terá elementos contemporâneos e novo mobiliário para expor ao público o acervo de peças sacras – imagens de santos e santas, relíquias, vestes litúrgicas e outros elementos. 

História da Igreja da Ordem

A Igreja da Ordem, como é conhecida, fica na esquina das ruas Claudino dos Santos com Mateus Leme, no Centro Histórico, e é o mais antigo templo católico de Curitiba. A paróquia teve origem na Igreja Nossa Senhora do Terço, que foi construída por imigrantes portugueses em 1737. Foi sede de um convento franciscano (1752-1783).

Depois de ter sofrido um desabamento, na primeira metade do século 19, foi submetida a um completo processo de restauração em 1880 para a visita do imperador Dom Pedro II. Três anos depois, ganhou torre e sinos.

A última restauração data de 1980 e foi concluída em dois anos. Em seguida, em 1981, a área anexa à igreja deu espaço ao Museu de Arte Sacra.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.