Pistas de caminhada do Parque São Lourenço ganham luminárias LED

As pistas de caminhada do Parque São Lourenço, na Rua Mateus Leme, está recebendo novas luminárias em tecnologia LED em toda sua extensão. Equipes do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas coordenam a substituição de 160 lâmpadas de vapor metálico por luminárias LED. Além de melhor conforto visual aos frequentadores, elas também asseguram a redução de energia elétrica de mais de 80%.

Foto: Hully Paiva/SMCS

A substituição dos equipamentos deve ser concluída até o fim da tarde desta sexta-feira (27).

“Esta é uma nova etapa de modernização da iluminação do parque já contemplado nos últimos anos com outras melhorias que deixaram o local mais claro, atrativo e seguro”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Um dos mais visitados da cidade, o Parque São Lourenço conta com diversas atrações. São áreas de lazer, playground com brinquedos inclusivos, pista de rolimã, pista de caminhada, cancha de vôlei, ciclovia, posto da Guarda Municipal. Em 2021, a Prefeitura implantou no parque o Memorial Paranista, composto pelo Jardim das Esculturas em homenagem a João Turin, Liceu das Artes, auditório/teatro, sanitários, estacionamento.

Paralelamente à criação do novo polo de cultura, turismo e lazer da cidade, a Prefeitura revitalizou o parque. Também executou obras de macrodrenagem para contenção de enchentes do lago, implantou novo playground, equipamentos de lazer, canteiros, calçadas e ciclofaixas de circulação externa.

Modernização do sistema

A modernização do sistema de iluminação local acompanhou as transformações do parque. “Os investimentos para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas a partir de um espaço bem iluminado são constantes em toda a cidade. No São Lourenço tornou-se expressivo em 2019, quando modernizamos o sistema com a implantação de luminárias LED”, explica Tony Malheiros, diretor do departamento de Iluminação Pública.

Para mantê-lo bem iluminado, em 2019 foi feita uma nova rede subterrânea para alimentação das luminárias decorativas do parque, além de revisão das entradas de energia e troca de luminárias. Novos postes foram implantados no estacionamento e nas quadras poliesportivas.

Em 2020, o parquinho das crianças recebeu luminárias decorativas LED 60W. O novo Memorial Paranista ganhou projeto luminotécnico especial, com iluminação cênica, com projetores que destacam a arquitetura e as esculturas de João Turin.

Além da modernização no sistema de iluminação o Parque São Lourenço recebeu a macrodrenagem para contenção de enchentes do lago. Também houve a implantação de novo playground, equipamentos de lazer, canteiros, calçadas e ciclofaixas de circulação externa. Mais de 1,3 mil árvores nativas também foram plantadas durante os trabalhos de revitalização da unidade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.