Greca sanciona planos de carreira dos servidores de Curitiba

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

O prefeito Rafael Greca sancionou nesta segunda-feira (28) as seis leis que compreendem os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da Prefeitura de Curitiba. A sanção acontece após a aprovação dos projetos pela Câmara de Vereadores, na semana passada.

planos-de-carreira-servidores-curitiba
Foto: Pedro Ribas/SMCS

O novo Plano de Carreira terá custo de R$ 500 milhões ao orçamento do Município entre 2023 e 2026.

Com isso, a cidade chegará à marca de 48% da receita corrente líquida destinada à folha de pagamento, dentro dos limites de responsabilidade fiscal estabelecidos pela legislação.

O presidente da Câmara, Marcelo Fachinello, e os vereadores Tico Kuzma, Serginho do Posto, Bruno Pessutti e Herivelto Oliveira participaram da assinatura. O prefeito estava acompanhado dos secretários de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, e do Governo Municipal, Luiz Fernando de Souza Jamur.

As novas leis colocam fim à suspensão dos procedimentos de carreira dos servidores municipais, válida até 31 de agosto de 2023.

Ela foi necessária desde 2017, para que a Prefeitura de Curitiba pudesse estabelecer uma legislação capaz de atender a necessidade dos servidores de forma sustentável financeiramente e sem comprometer a capacidade de investimento da cidade noutras áreas. Naquele ano, o Município não tinha recursos para garantir o pagamento dos servidores.

Novos planos de carreira: servidores receberão bônus

Com as novas leis, grande parte dos servidores municipais receberá, em setembro, uma bonificação equivalente a uma referência, componente das tabelas de crescimento previstos no Plano de Cargos. O percentual, para a maioria, será de 2,8%.

Os guardas municipais receberão percentuais variáveis, devido às características da sua tabela salarial, que contempla também particularidades relacionadas à hierarquia da corporação. O enquadramento será na mesma referência que o servidor está atualmente.

Os que não receberão a bonificação são servidores em estágio probatório, os que estejam cedidos para outros órgãos fora da Prefeitura de Curitiba e os que tenham tido aplicação de penalidade superior à advertência.

Ganho para quase 3 mil servidores de 11 carreiras

Uma importante mudança está relacionada ao ganho real que será concedido aos servidores de 11 carreiras, de forma retroativa a 1º de julho.

O percentual varia de 5,17% a 34,43%, de acordo cada carreira. A alteração no vencimento básico terá impacto no salário de 2.898 servidores.

As carreiras que serão beneficiadas são as seguintes (com os respectivos aumentos):

  • Agente Administrativo (22,79%)
  • Analista de Desenvolvimento Organizacional (22,44%)
  • Atendentes de Munícipes (13,08%)
  • Auxiliar de Serviços Escolares, que são os inspetores (13,08%)
  • Fiscal (12,29%)
  • Fiscal de Obras e Posturas (5,17%)
  • Jornalistas (22,44%)
  • Orientador em Esporte e Lazer (22,44%)
  • Técnico de Obras e Projetos (34,43%)
  • Técnico em Segurança no Trabalho (34,43%)
  • Zootecnista (22,44%).
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.