A Polícia Civil do Paraná (PCPR) solucionou 90,8% dos crimes em que houve mortes no trânsito durante 2022, em Curitiba. No período foram registrados 174 acidentes com mortes, sendo que 158 foram elucidados.

Em Londrina, que junto com a capital são os únicos municípios paranaenses com Delegacias de Delitos de Trânsito, 100% dos 54 crimes com morte no trânsito que ocorreram neste ano foram solucionados.
Segundo o delegado-titular da delegacia de Curitiba, Edgar Santana, o principal motivo dos acidentes ocorridos no trânsito é o erro humano. “A falta de atenção e a não observância das regras de trânsito são fatores preponderantes para as mortes no trânsito”, explica.
Pena para acidentes com morte no trânsito
O delegado ressalta que após os casos serem investigados pela PCPR e encaminhados para Justiça, os condutores podem ser condenados. Em caso de homicídio culposo no trânsito a pena é de detenção de 2 a 4 anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Se o condutor estiver sob a influência de álcool a pena pode chegar até 8 anos de reclusão e mais suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
O índice de resolução de casos de acidente envolvendo mortes está diretamente ligado ao trabalho dos policiais civis, que atuam diariamente em investigações de alta complexidade com o foco na elucidação e inibição de delitos de trânsito. Além disso, também é resultado de um trabalho integrado entre as forças de segurança pública, a partir de câmeras de segurança e cruzamento de dados.
Informações da Agência Estadual de Notícias