População pode ajudar Prefeitura de Curitiba a acolher pessoas em situação de rua

A população tem colaborado com a proteção das pessoas em situação de rua, durante esta semana, quando as temperaturas caíram, deixando esse grupo ainda mais exposto a riscos. Nas últimas quatro noites, a Fundação de Ação Social (FAS) recebeu 672 solicitações pela Central 156 para atendimento a quem estava na rua desprotegido.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Os pedidos são feitos por telefone, pelo site ou pelo aplicativo Curitiba 156. Todas as solicitações entram em um sistema e os chamados são atendidos pelas equipes de abordagem social da FAS, que vão para as ruas até os endereços indicados. Esse trabalho é feito 24 horas por dia em todos os dias da semana.

Além do atendimento aos chamados à Central 156, as equipes da fundação fazem busca ativa em toda a cidade, principalmente em roteiros onde há concentração dessa população.

Balanço da noite

Das 18h desta quarta-feira (18) às 6h desta quinta-feira (19), a FAS recebeu 150 solicitações pela Central 156. Em 43 situações, os educadores sociais estiveram no endereço indicado, mas não havia ninguém no local. Na noite e madrugada de terça-feira (17/5), quando as temperaturas foram mais baixas na cidade, este número chegou a 285.

Durante toda a noite as equipes fizeram 184 abordagens sociais, a maioria delas por roteiro de busca, medida que é ampliada, das 18h à 1h, quando a FAS realiza ações intensificadas para resgatar pessoas antes das madrugadas, quando as temperaturas costumam ser menores.

Com a oferta de serviços, que incluem local para banho, alimentação e cama quente, 103 pessoas aceitaram seguir com as equipes para unidades de acolhimento. Outras 260 procuraram os serviços espontaneamente. Considerando aquelas que são abrigadas permanentemente – em hotéis sociais, unidades de acolhimento institucional e república -, 1.203 pessoas dormiram nos abrigos do município.

Duas pessoas preferiram voltar para suas famílias, depois de serem abordadas pelas equipes, mas outras 74 recusaram qualquer atendimento. Para essas pessoas, as equipes entregaram 54 cobertores para que pudessem se proteger do frio.

Ação intensificada continua

Com a previsão da continuidade do frio, a FAS manterá ações intensificadas até este sábado (21).

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.