Por falta de doses, Curitiba suspende agendamentos de vacina contra a covid-19 de bebês menores de 3 anos

Por falta de envio de novas doses de Pfizer Baby pelo Ministério da Saúde, a partir desta sexta-feira (2) Curitiba suspende novos agendamentos para a vacinação contra covid-19 para os bebês menores de 3 anos, sem comorbidades. Fica suspensa também a vacinação deste público por procura direta nos pontos de vacina. 

Foto: Hully Paiva/SMCS

O município irá manter, entretanto, os 300 agendamentos já programados para este grupo, via Central Saúde Já, para os próximos dias. Curitiba também segue vacinando, enquanto durarem os estoques, os bebês de 6 meses a 2 anos, com comorbidades, mediante agendamento pela Central Saúde Já, que funciona todos os dias, das 8 horas às 20 horas, pelo telefone 3350-9000. 

A imunização do grupo entre 6 meses e 2 anos, com comorbidades, foi aberta em 18 de novembro. Após a data, gradualmente, foram sendo convocados os bebês desta faixa etária sem comorbidades nascidos até 31 de dezembro de 2020, mediante agendamento pela Central Saúde Já.

Até o momento foram vacinados 1.318 bebês entre 6 meses e 2 anos de idade com a 1ª dose. Curitiba recebeu, ao todo, 2.490 doses de Pfizer Baby destinada à 1ª dose. As demais 4.980 vacinas de Pfizer Baby destinadas para a aplicação da 2ª e 3ª doses dos já vacinados, para completar o esquema vacinal recomendado, permanecem reservadas no estoque da Secretaria de Estado da Saúde e serão entregues em tempo oportuno.

“Como ainda não há previsão de recebimento de novas remessas pelo Ministério da Saúde, a orientação é guardar essas doses para completar o esquema vacinal, daqueles que já iniciaram a imunização”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

O público total entre 6 meses e 2 anos de idade na capital paranaense é estimado em 58.507 pessoas. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba já informou a Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) sobre a paralisação. O governo estadual tenta remanejar estoques estaduais para retomar a vacinação na capital paranaense. 

A SMS informa que a vacinação e repescagens dos demais públicos com 3 anos ou mais continuam abertas. “A suspensão não afeta os demais públicos com 3 anos ou mais, pois não há desabastecimento do estoque dos demais imunizantes que são utilizados para as outras faixas etárias”, diz a secretária. 

As informações dos públicos convocados, assim como os pontos de vacinação, podem ser conferidas no site Imuniza Já Curitiba

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.