Por meio de videomonitoramento, envolvido em furto de fiação é detido no Batel

As câmeras da Muralha Digital têm ajudado a reduzir crimes em Curitiba. Na noite deste domingo (21), os equipamentos, que transmitem as imagens em tempo real para o Centro de Comando Operacional (CCO), filmaram três homens e uma mulher furtando um veículo na Rua Treze de Maio, no Centro da capital.

Os suspeitos abandonaram o veículo a cerca de 300 metros do local do furto, levando uma mochila e o rádio que estavam no carro.

Guardas municipais do Grupo de Pronto-Emprego Operacional (GPEO) e da equipe de Policiamento de Proximidade Ostensiva (PPO) foram acionados via rádio para atender à situação e encontraram um dos homens e a mulher na Rua Presidente Faria. Eles confessaram o crime e foram levados à Delegacia de Furtos e Roubos da Polícia Civil para as medidas cabíveis.

Outro caso

A Muralha Digital também auxiliou na resposta a um caso de dano ao patrimônio. Três suspeitos de pichação foram presos na madrugada de sábado (20), no bairro São Francisco. Os homens foram visualizados pelas câmeras da Muralha Digital de Curitiba pichando o muro da Praça do Redentor, próximo ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. 

Guardas municipais do Grupo Tático de Motos (GTM) que estavam no Largo da Ordem foram acionados via rádio e se dirigiram ao local. Ao chegar na praça, avistaram os três homens segurando latas de tinta spray e com manchas de tinta preta nas mãos. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para as medidas cabíveis.

Denúncias

Com a Muralha Digital, as denúncias de cidadãos também são aliadas no combate ao crime. Por meio delas guardas municipais prenderam um suspeito de furto de fiação no Batel na manhã desta segunda-feira (22).

Uma equipe do GPEO da corporação foi avisada do crime por rádio e se dirigiu ao local, onde encontraram o suspeito retirando cabos da calçada da Avenida Sete de Setembro usando uma cortadeira. Ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil para as medidas cabíveis.

Muralha Digital

A Muralha Digital é composta por um sistema de câmeras de vigilância que cobrem vários locais da capital com grande circulação de pessoas, como praças e cemitérios municipais. Além das câmeras, o sistema também está ligado aos radares de trânsito.

Ligue 153

Para colaborar na prevenção de crimes, o cidadão pode fazer a denúncia ao telefone de emergência 153 da Guarda Municipal, que atende 24 horas por dia.

A ligação é atendida no Centro de Operações da Guarda Municipal, a partir do qual é feito o despacho de uma viatura operacional mais próxima do local indicado, para averiguações e possíveis abordagens a suspeitos.

Informações da Prefeitura de Curitiba