Prefeitura de Curitiba anuncia reajuste de 7% no salário dos servidores em 2022

A Prefeitura de Curitiba encaminhará à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o projeto de lei que propõe o reajuste de 7,17% nos salários dos servidores e benefícios de aposentados e pensionistas do município, garantindo a reposição da inflação. 

Foto: Levy Ferreira/SMCS

“No dia que comemoramos o Dia do Servidor Público, venho anunciar que, de forma responsável, a Prefeitura de Curitiba pretende pagar os salários dos servidores e benefícios dos aposentados e pensionistas com a reposição salarial, a partir de novembro, de 7,17%, que é a inflação do período, desde o último aumento. Quero desejar um feliz dia do servidor e deixo aqui o muito obrigado do prefeito”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

O projeto prevê o pagamento correspondente à inflação calculada com base no IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro de 2021 a setembro de 2022 a servidores e agentes públicos da administração direta, autarquias e fundações públicas, incluindo os profissionais contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS) e conselheiros tutelares.

Também compreende os aposentados e pensionistas e se estende ao quadro de pessoal da Câmara Municipal.

Cálculo preliminar da Superintendência de Gestão de Pessoal da Smap estima que o pagamento dos 7,17% terá impacto de aproximadamente R$ 29,2 milhões na folha de pagamento da Prefeitura de Curitiba.

Responsabilidade fiscal 

O índice de reposição da inflação está dentro dos limites da disponibilidade orçamentária, conforme a legislação federal e municipal acerca da responsabilidade fiscal.

Se aprovada pelos vereadores nas próximas semanas, a proposta a ser sancionada pelo prefeito Rafael Greca garantirá o pagamento de forma retroativa ao dia 1º de novembro, beneficiando contingente que resulta em 48,7 mil matrículas.

O número de pessoas beneficiadas será de 45 mil. O número de matrículas é diferente do de pessoas porque parte dos servidores tem duas matrículas.

Reunião com sindicatos

O índice proposto foi apresentado a representantes dos sindicatos dos servidores na tarde desta sexta-feira (28) em reunião na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) pelos integrantes da comissão de negociação que têm debatido ao longo do ano as pautas apresentadas pelos membros de três sindicatos.

A discussão da pauta financeira é feita separadamente dos demais temas, já que o data-base dos servidores é dia 31 de outubro.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.