Prefeitura inicia capacitações contra assédio sexual pelas regionais

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, data marcada pela luta por direitos e por respeito, a Procuradoria-Geral do Município dá continuidade às capacitações do programa Assédio Sexual Não Pode Fazer Parte do Trabalho, lançado em 2021. A partir desta quarta-feira (9/3), começam os encontros em todas as administrações regionais de Curitiba, orientações e palestras. 

Foto: Daniel Castellano / SMCS

As atividades quinzenais terão como palestrantes o presidente da Comissão Permanente de Sindicância da Procuradoria-Geral do Município (PGM), José Carlos Nascimento, e Gléri Bahia Mangger, da Assessoria de Direitos Humanos, da Prefeitura de Curitiba. A primeira capacitação acontece na Regional Boa Vista.

“Precisamos deixar claro que o assédio sexual pode acontecer por meio de comportamentos abusivos, como comentários pessoais ou íntimos, toques inapropriados, constrangimento, propostas de encontros, piadas e outras violências cometidas contra mulheres”, pontua Nascimento.

Para o procurador, é fundamental que os servidores tenham conhecimento das condutas a serem repudiadas para evitar que o assédio sexual ocorra no trabalho e que as vítimas saibam que têm um canal de acolhimento. 

São duas as formas de comunicação para acolhimento e orientações, com garantia de sigilo: um número de celular com WhatsApp – o (41) 99597-5610 – e o e-mail [email protected]. O atendimento é feito pelo Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal.

Além de detalhar o fluxo de acolhimento, a capacitação vai trazer o conceito do assédio sexual, dicas práticas para combater o assédio, como prevenir e de que maneira é possível intervir neste tipo de situação. 

O programa

Lançado em novembro do ano passado pelo prefeito Rafael Greca, o programa de prevenção e combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho é de iniciativa da Procuradoria-Geral do Município, por meio da Comissão de Sindicância, em parceria com a Secretaria da Administração e de Gestão de Pessoal, o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e a Secretaria Municipal da Comunicação Social. 

Informações SMCS

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.