Prefeitura lança edital para obras no Complexo do Tarumã

Duas estações de transporte público e a duplicação do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral vão integrar o futuro Complexo do Tarumã. O edital da concorrência pública foi publicado pela Prefeitura de Curitiba, nesta semana, e a previsão é receber as propostas de preços até dia 21 de julho de 2022.

O município vai selecionar e contratar empresas independentes ou em sistema de consórcio para a execução das obras das estações Victor Ferreira do Amaral e Tarumã, que farão a integração com linhas de ônibus que circulam na região e com as que seguem sentido Pinhais e Piraquara, ampliando a oferta de transporte coletivo para usuários de Curitiba e Região Metropolitana.

Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o Viaduto do Tarumã será duplicado, garantindo cinco pistas com faixa de ônibus, vias marginais e de tráfego local em sentidos opostos, para acesso a moradias, indústrias, comércio e serviços na região.

Na parte inferior do viaduto, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.

Alças e revitalização

Fazem parte do edital, dos lotes denominados 2.1 e 2.2, as alças de acesso ao viaduto e as revitalizações das praças Cova da Iria e Mauro Ferreira. As empresas serão responsáveis por obras de estrutura de concreto, terraplanagem, drenagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo, sinalização viária, adequação de redes lógica e de distribuição elétrica. A concorrência pública tem valor total de R$ 97 milhões e prazo estimado de execução de 540 dias.

Os envelopes com as propostas de preço e documentos de habilitação deverão ser protocolados no Serviço de Protocolo da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), na Rua Emílio de Menezes, 450, Bairro São Francisco, até ás 9 horas do dia 21 de julho de 2022. Os envelopes serão abertos em sessão pública a partir das 9h30 do mesmo dia, no auditório da secretaria, no mesmo endereço.

O edital encontra-se disponível para download no site da prefeitura, no ícone “licitações” ou na Gerência de Licitações da Smop, na sede da secretaria.

Informações da Prefeitura de Curitiba