Acervo de primeira mulher a ter bolsa para estudar na Europa é catalogado em Curitiba

Bianca Bianchi, radicada em Curitiba, nasceu em 1904 e foi a primeira mulher a conseguir bolsa de estudo do governo do Paraná para fazer seus estudos em música na Itália. Sua organização ao longo da vida se tornou um importante material de pesquisa.

primeira-mulher-a-ter-bolsa-estudo-europa
Foto: Divulgação

Por conta disso, foi criado um acervo para os pesquisadores da área das artes e música clássica. O projeto “Inventário e catálogo digital: O Resgate de uma História” organizou documentos oficiais, partituras, fotografias, programas de concertos, cartas e objetos pessoais que pertenceram a Bianca Bianchi (1904-2002). A violinista e professora paulistana, radicada em Curitiba, é conhecida por ter sido uma pessoa à frente de seu tempo.

O projeto que possibilitou a organização desse acervo foi aprovado pela Fundação Municipal de Curitiba, por meio do Edital de Mecenato Subsidiado, e tem incentivo do EBANX. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Bianca Bianchi, criada a pedido da própria artista em seu testamento (ela faleceu em 2002).

Além dos documentos relacionados diretamente à música e os seus estudos, há uma vasta coleção de cartões postais, testemunhando uma das particularidades da artista: seu gosto pelas viagens.

A Fundação, que possui sua sede localizada no centro histórico de Curitiba, recebeu os móveis e objetos da artista, incluindo violinos e obras de arte. Para o projeto, foram contemplados mais de 3 mil documentos que foram digitalizados e estarão disponíveis por meio da plataforma arquive.org.

Concerto de lançamento

Além da organização do acervo, uma das ações frutos do projeto “Inventário e catálogo digital: O Resgate de uma História” é um concerto de lançamento. O evento acontece no dia 9 de abril, às 18 horas, no Teatro Regina Vogue (Av. Sete de Setembro, 2775 – Piso 2). O espetáculo tem o nome “Duo Divas” e terá no palco Carolina Kliemann (violino) e Maria Luisa Cameron (violoncelo). No mesmo dia, ocorre também um bate-papo com a historiadora Roseli Boschilha e com o violinista, e proponente do projeto, Frederico Paegle.

Serviço:
Fundação Bianca Bianchi
Endereço: Rua Almirante Barroso, 14 – São Francisco | Curitiba-PR
Instagram: @fundacaobiancabianchi

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.