Professor responde: existe época ideal para começar a praticar atividades físicas?

Será que existe uma época ideal para começar a fazer exercícios físicos? Em pleno inverno de Curitiba, com as temperaturas beirando os 10°C, muita gente não tem coragem de sair de casa para se movimentar. Então, como lidar com esse ‘probleminha’ que trava muita gente na hora de ir para a academia?

Foto: Reprodução

Esse é um dos pontos respondidos pelo professor Fabiano Tavares, que já adianta que o ‘projeto verão’, tão popular no Brasil, não é o melhor caminho. “A pessoa acha que só tem que se cuidar no verão e quer, num curto espaço de tempo, fazer um monte de coisa mirabolante pra tentar um resultado legal pra chegar no carnaval e estar ok. Mas isso não dá certo”, garante.

Esse tipo de atitude impacta na saúde do aluno porque o metabolismo fica perdido, segundo Tavares. “Você sai de inércia total, vai para um aceleramento muito grande e depois volta para a inércia, teu metabolismo fica perguntando: ‘o que você quer?’”, complementa.

Então, se a solução não está no ‘projeto mágico’, qual a melhor dica para encarar o frio e se exercitar? “O ideal é: se a pessoa conseguir começar antes do inverno, é melhor porque, quando chegar o frio, ela já está adaptada. Se ela não faz nada, vai inventar logo quando está batendo 0°C? A probabilidade de ela não conseguir é muito grande”, pontua.  “Então, se ela puder aproveitar as janelas de calor, fica melhor porque vai ter mais facilidade pra se adaptar, a temperatura, o corpo e o metabolismo respondem melhor”.

Em um papo descontraído, Fabiano Tavares também falou sobre a forma de incentivar seus alunos (“a meta é ficar bonito pelado”), aulas de Educação Física por vídeo e os influenciadores digitais que mais atrapalham do que ajudam quem quer se exercitar. Confira o bate-papo completo no Massa News Entrevista:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.