Os professores de Curitiba decidiram encerrar a greve na rede municipal de educação a partir desta terça-feira (22).
A decisão em assembleia aconteceu após a votação do projeto de lei que retoma o plano de carreiras do Magistério na capital paranaense.
De acordo com o Sismmac, sindicato que representa os professores da rede municipal de Curitiba, a versão aprovada pelos vereadores nesta segunda-feira (21) não contempla todas as reivindicações dos servidores municipais.
A paralisação começou no dia 8 de agosto, mas foi suspensa após a promessa de uma reunião para debater as reivindicações da categoria. A greve foi retomada na última quinta-feira (17) porque, segundo o sindicato, as negociações não avançaram.
Nesta segunda, centenas de professores foram até a frente da Câmara Municipal de Curitiba para pressionar os vereadores para aprovarem o plano de carreiras.
Professores encerram greve na educação de Curitiba
De acordo com o Sismmac, emendas ao projeto de lei original atenderiam às principais reivindicações dos servidores. No entanto, 10 minutos antes do início da sessão, o governo municipal apresentou um substitutivo geral ao projeto de lei.
- Ônibus escolar com 26 crianças bate em caminhão e tomba na BR-277
- Armazém da Família tem café, broa e leite em pó em promoção
- 123 Milhas é notificada pelo Procon-PR e pode ser multada em R$ 12 milhões
Esse substitutivo foi aprovado pela base governista e, na prática, invalidou as emendas ao projeto original. Por isso, houve protesto e bate-boca nas tribunas, mas a aprovação do plano de carreiras do funcionalismo público colocou fim à greve.