Professores classificados para o PSS devem entregar documentos até sexta


Nesta quarta-feira (4), ocorreu o primeiro dia de entrega da documentação dos candidatos que participaram do processo seletivo simplificado (PSS) para a função pública de Profissional do Magistério – Docência I. Esta etapa continua nesta quinta e sexta-feira (5 e 6). A convocação dos aprovados para a contratação deve ser realizada até o fim de fevereiro.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Cerca de 2.800 professores foram chamados e, desta vez, devido ao grande número de pessoas, o recebimento dos documentos são cumpridos no Parque Barigui (Salão de Atos – Alameda Burle Marx s/n). Os candidatos foram divididos em turmas ao longo dos três dias.

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) recomenda que os candidatos confiram sempre a documentação exigida no edital, pois a etapa de entrega de documentos é eliminatória.

Veja também:

A gerente da Unidade de Concurso Público do Departamento de Desenvolvimento de Política de Pessoal, Silvana de Oliveira Vieira da Cruz, conta que houve uma organização diferenciada para o atendimentos dos professores.

“São cerca de 15 pessoas da Smap trabalhando para isso acontecer, sempre cuidando das gestantes e pessoas com crianças de colo, que têm prioridade e respeitando as regras do edital”, afirma Silvana.

Nas próximas semanas, após análise dos documentos pela banca examinadora, os candidatos serão comunicados sobre o resultado da análise por meio do whatsapp e e-mail. A convocação para contratação será divulgada depois disso.

Para além do PSS

“Para mim, são as ações que fazemos todos os dias que podem mudar o mundo, principalmente quando falamos da área da educação. Acredito que estar no processo seletivo seja o primeiro passo na minha vida para alcançar isso”, conta Marcelo Luiz de Souza Satto, professor há 5 anos.

Aos 54 anos, ele busca uma nova experiência em Curitiba, já que por anos trabalhou em uma ilha na Praia de Leste.  Foi na educação física que Marcelo se encontrou, já que sempre gostou de esportes e traz o amor pela profissão para dentro da sala de aula. “Lecionar é o desafio que me motiva na vida”, define.

Essa também é a motivação de Carolina Angelica Pereira Gober e Sirlene Castro Fernandes, que foram juntas fazer a entrega de documentos. As amigas contam que aguardam ansiosas desde a inscrição no PSS.

“Faz  mais de um ano que a gente se inscreveu, estamos felizes por participar do processo e buscar uma oportunidade juntas”, contam Carolina e Sirlene.

Aos 49 anos, Sirlene conta as vantagens de participar do PSS. “Vejo no processo uma oportunidade de conhecer diferentes realidades. Por exemplo, nesses cinco anos trabalhei em diversos lugares e conheci outros métodos. Desta maneira, vou criando experiência e compartilhando com mais crianças as coisas boas que eu aprendo.”  

Carolina completa: “Fazer parte da vida dos alunos é saber que você pode ajudar no futuro de crianças e formar pessoas.” Ela, que desde de 2016 é professora e, ainda aos 29 anos, é uma das pessoas que aguardam o resultado da seleção do processo seletivo simplificado.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.