Projeções de fotos sobre os 30 anos do Festival de Curitiba invadem o Centro de Curitiba

A mais importante fotógrafa de teatro do país, Lenise Pinheiro, vai ganhar as ruas de Curitiba no dia 8 de abril (sexta-feira) em uma série de projeções com as principais imagens da exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro” em celebração às três décadas do Festival de Curitiba, principal evento de artes cênicas da América Latina. As projeções acontecem em quatro pontos da capital: R. República Argentina 692; R. Benjamin Lins, 711; Av. Paraná 2.099 e Av. João Gualberto, 1.576. As intervenções vão das 18h até às 20h.

Foto: Daniel Sorrentino

“As projeções são uma parte importante da ocupação do espaço público, assim como o Festival de Rua. Conseguimos atingir cada vez mais pessoas e trazer um despertar para a arte como um todo”, conta Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba.

A exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro” abriu no dia 29 de março e segue até o dia 29 de abril numa espécie de “ocupação” dos espaços culturais com o trabalho da artista, incluindo as projeções. Lenise é a fotógrafa profissional mais representativa do teatro brasileiro nas últimas quatro décadas.

Foto: Daniel Sorrentino

Autora do maior e melhor registro da cena teatral contemporânea nacional, suas fotos fazem parte da ficha técnica dos espetáculos mais relevantes do país. Como disse seu amigo Ney Latorraca no livro “Fotografia de Palco” (Edições Sesc SP), “Lenise não apenas fotografa, mas contracena, respira junto com o ator e a luz”.

Segundo Latorraca, o trabalho de Lenise faz com que “O teatro não perca sua memória. Um registro das nossas emoções, com altíssimo nível. Seu foco conhece a alma dos personagens. São fotos dramáticas, alegres, tristes, ensolaradas e reveladoras, como é o teatro”.

Fotografou o Festival de Curitiba desde a primeira edição em 1992. Naquele tempo, a fotografia analógica precisava ser revelada com urgência em alguma câmera escura de laboratório. Ela conta que precisava “rebolar” para achar algum disponível em Curitiba nas tardes de domingo. “Com isso tudo as primeiras fotos carregam o significado do trabalho e apuro técnico, só faltam gritar!”.

Sobre a exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”

A exposição é dividida em três frentes. Começa no dia 29, quando inaugura uma grande mostra com cerca de 150 fotografias no vão livre do Museu Oscar Niemeyer (MON). A curadoria é da própria Lenise e de Íris Cavalcante com expografia de Daniel Marques. Saiba sobre tudo clicando aqui

Serviço

  • Projeção das imagens da exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”
  • Local: Centro de Curitiba
  • R. República Argentina 692
  • R. Benjamin Lins, 711
  • Av. Paraná, 2099
  • Av. João Gualberto, 1576
  • Horário: as intervenções vão das 18h até às 20h.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.