Projeto quer incluir Dia do Fusca no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), projeto de lei que pretende tornar 28 de setembro o Dia Municipal do Fusca, na capital. A data é uma referência à inauguração da primeira concessionária Volkswagen (VW) do Paraná pelo imigrante alemão Rudolf Richard Petersohn, em Curitiba, no ano de 1955. Caso aprovada, a data passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.

De acordo com a justificativa do projeto, a referência ao veículo se dá por conta de o modelo ter chegado ao Brasil em 1950 e logo ter caído no gosto popular. “O sucesso foi tanto que o modelo foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, alcançando o número histórico de um milhão de unidades vendidas no país em março de 1972. Até 1986, segundo a própria VW, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do Fusca”, diz o texto. 

O veículo, que começou a ser fabricado na Alemanha, após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, foi um dos mais populares mundialmente. Por diversos países, ganhou nomes distintos, como Kafër, na Alemanha, Carocha, em Portugal, Beetle, nos Estados Unidos, Maggiolino, na Itália, e Coccinelle, na França. O nome Fusca só foi adotado oficialmente em 1983. O projeto de lei é uma iniciativa do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade). 

Informações da Câmara Municipal de Curitiba