Quatro cursos diferentes das Carretas do Conhecimento começam em Curitiba e Antonina

Mais quatro cursos do programa de qualificação de mão de obra Carretas do Conhecimento do Governo do Estado tiveram início nesta semana. São cinco carretas em Curitiba e uma em Antonina. Na Capital, três no Jardim Botânico, com o curso de informática; uma na Cidade Industrial de Curitiba com mecânica básica; e uma de panificação, no Boqueirão. No Litoral está acontecendo as aulas de elétrica automotiva.

Foto: Divulgação/Sejuf

Os cursos iniciados nesta semana terão duas turmas de 20 alunos cada, nos turnos da tarde e da noite, com as conclusões previstas para 20 de maio.

“A qualificação dos trabalhadores paranaenses é importante para que as nossas Agências do Trabalhador possam atender as necessidades das empresas que oferecem oportunidades através do sistema Sine”, explica Rogério Carboni, secretário da Justiça, Família e Trabalho, que participou de uma aula inaugural nesta segunda-feira (25).

Eles fazem parte da terceira etapa do programa, a ser executada em 2022. A iniciativa levará qualificação profissional para 55 municípios e 63 localidades, com 10 cursos. O programa é uma parceria entre o Governo do Estado, Volkswagen, Fundação Volkswagen e Senai.

A etapa de 2022 do programa vai levar cursos aos municípios de Curitiba, Campo Largo, Antonina, Jandaia do Sul, Pitanga, Pontal do Paraná, Fazenda Rio Grande, Inácio Martins, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Magro, Contenda, Manoel Ribas, Morretes, Ivaiporã, Piên, Bocaiúva, Pinhais, Campina Grande do Sul, Colombo, Paranaguá, Loanda, Agudos do Sul, Lapa, Nova Santa Bárbara, Campo do Tenente, Itaperuçu, Cerro Azul, Matinhos, Rio Branco do Sul, Figueira, Rio Negro, Jacarezinho, Quatro Barras, Castro, Santo Antônio da Platina, Wenceslau Braz, Guaratuba, Cambará, São José dos Pinhais, Prudentópolis, Ribeirão Claro, Flórida, Piraí do Sul, Siqueira Campos, Tibagi, Bandeirantes, Santo Antônio do Sudoeste, Santo Antônio do Caiuá, Adrianópolis, Balsa Nova, Roncador, Assis Chateaubriand, Guapirama e Nova Cantu.

Os cursos oferecidos são de mecânica automotiva, mecânica de motocicletas, informática, elétrica automotiva, mecânica básica, panificação, elétrica residencial, refrigeração, automação industrial e confecção.

Salas de aula

As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e infraestrutura e visam promover formação profissional e geração de emprego. Desde 2019, o programa já ofereceu mais de 8 mil vagas no Paraná.

“As Carretas do Conhecimento têm proporcionado esperança e oportunidade aos cidadãos. Oferecemos cursos em dez áreas e a mobilidade da carreta nos permite chegar até mesmo nos municípios mais distantes”, diz o gerente de ações móveis do Senai-PR, Waldemir Amaro.

“É a possibilidade de aprender um ofício, voltar ao mercado de trabalho ou mudar de área. Qualificação é um grande objetivo do Governo do Estado porque muitas vezes é um impeditivo na hora da contratação. E essa chance vai passar por dezenas de municípios do Paraná”, ressalta a chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Sejuf, Suelen Glinski.

Inscrições

Para participar do projeto, basta ter 16 anos (18 para o curso de elétrica residencial), ter o ensino fundamental completo e ir até uma das 216 Agências do Trabalhador do Paraná. Todas as informações sobre as localidades e datas de início e fim dos cursos estão disponíveis neste link.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.