Recesso da rede municipal de ensino de Curitiba começa nesta sexta-feira

Crianças e estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba devem acompanhar os conteúdos da TV Escola Curitiba até esta quinta-feira (1º), quando será encerrado o primeiro semestre letivo de 2021.

Foto: Divulgação/Secretaria da Educação/PR

O recesso escolar do mês de julho será do dia 2 a 18 de julho e a partir do dia 19 de julho, a rede municipal de ensino retoma o modelo híbrido (presencial + videoaulas) em cem unidades (50 escolas e 50 CMEIs) onde os estudantes têm maior dificuldade de acesso ao ensino remoto. O segundo semestre segue até 20 de dezembro.

Essas cem unidades, que integram o programa Leia+, representam um quarto do total de 415 equipamentos da rede municipal de ensino (185 escolas e 230 CMEIs).

A partir de 2 de agosto, todas as escolas e CMEIs retomam o formato híbrido de ensino e a escolha de a criança participar ou não das aulas presenciais será das famílias.

O formulário de escolha pode ser preenchido a partir do dia 19 de julho, na página da Educação.

Programação

Durante o recesso, a TV Escola vai veicular uma programação especial.

Para pré-escola, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase I estará disponível programação especial nos canais de tevê aberta 9.2 (Paraná Turismo) e 4.2 (Rede Massa), e no canal do YouTube da TV Escola Curitiba.

Nos dias 2, 3 e 4 de julho, os estudantes poderão acompanhar a reapresentação das aulas exibidas nos dias 16, 17 e 18 de março. Entre os dias 5 e 18 de julho serão reapresentadas videoaulas em uma programação integrada com vídeos culturais.

Para os anos finais, o recesso escolar da Secretaria de Estado da Educação está previsto para os dias 12 a 20 de julho. Portanto, o currículo regular segue até dia 11 pela Aula Paraná e a programação especial da TV Escola Curitiba pode ser vista na TV Evangelizar (16.4) e no YouTube.

Produção

As videoaulas são produzidas pelas equipes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação. O conteúdo faz parte do currículo da rede municipal de ensino e é desenvolvido para a pré-escola, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e os da Educação para Jovens e Adultos (EJA) fase I.

Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material do currículo regular é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná (Aula Paraná, nos canais 7.2, 7.3 e 7.4). Já o material exclusivo da TV Escola para esse público está no YouTube e na Evangelizar, desde abril deste ano.

A cada 15 dias, as escolas entregam às famílias atividades complementares, com base no conteúdo das videoaulas.

Grade semanal para 2021 na rede municipal

Segunda-feira: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física
Terça-feira: História, Arte, Direitos Humanos e Família ou Linhas do Conhecimento
Quarta-feira: Ensino Religioso, Geografia, Práticas da Educação Integral
Quinta-feira: Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física
Sexta-feira: Matemática, Língua Portuguesa, Robótica
Sábado: Matemática (Adequação Pedagógica), Língua Portuguesa (Adequação Pedagógica) e Literatura

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.