Reformada, Casa Encantada reabre nesta terça-feira

As canções e histórias para crianças estão de volta no Bosque Alemão, em Curitiba. Depois de passar por uma revitalização, a Casa Encantada das bruxas (professoras da rede municipal fantasiadas, especializadas em contar histórias da literatura infanto-juvenil) reabriu ao público nesta terça-feira (23).

A revitalização do espaço começou em junho, com investimentos de R$ 116,3 mil. Os serviços incluíram a troca das telhas, substituição de ripas, caibros e testeiras deterioradas, pintura, lavagem dos revestimentos em pedra, entre outras benfeitorias.

Ao todo, a rede municipal de ensino curitibana tem 20 bruxas contadoras de histórias.

A trilha de João e Maria

O Bosque Alemão, Memorial da Imigração Alemã, é uma área de fundo de vale de 38 mil m² com mata nativa. A biblioteca construída no centro do terreno, mais conhecida como Casa Encantada ou Casa da Bruxa, foi inaugurada em março de 1996.

Para chegar ao local, os visitantes percorrem uma trilha formada por painéis de azulejos gravados com trechos e imagens da história de João e Maria (Hänsel und Gretel, no original em alemão), um dos contos mais populares da literatura infantil, coletado da tradição oral pelos Irmãos Grimm, em 1812.

A biblioteca integra a Rede de Bibliotecas Escolares de Curitiba e possui acervo de livros destinado ao público infantil, disponíveis para empréstimo. Também realiza atendimento às escolas e à comunidade em geral, com contações de histórias.

Informações da Prefeitura de Curitiba