Refugiados da Ucrânia chegam a Curitiba para serem abrigados

Refugiados ucranianos chegaram em Curitiba no início da tarde desta sexta-feira (18). Ao todo, são oito famílias de diversas partes da Ucrânia, totalizando 29 pessoas. O grupo estava em um ônibus locado, que fez o trajeto de São Paulo até Curitiba.

Foto: José Fernando Ogura

O grupo, formado em sua maioria por crianças e mulheres, passará dois dias na capital, alojados na Primeira Igreja Batista (PIB) de Curitiba. Depois disso, seguirão para Guarapuava, na Região Central, onde ficarão sob cuidados de diferentes denominações evangélicas até que casas sejam construídas em Prudentópolis, na Região Centro-Sul – a cidade tem a maior comunidade ucraniana do país. Uma nova delegação de refugiados, com 50 pessoas, chegará ao estado na próxima semana.

A ação de acolhimento dos refugiados no país faz parte de um plano de ação da organização Global Kingdom Partnership Network (GKPN), que reúne várias igrejas pelo mundo.

A ação de abrigo aos refugiados foi organizada pela ABASC em parceria com outras igrejas locais.

Em seguida eles irão para Guarapuava onde serão hospedados pela igreja local. O último destino é a cidade de Prudentópolis, onde há colônias ucranianas e uma congregação da PIB de Curitiba.

Em uma ação conjunta de apoio, os fiéis da igreja doaram o ônibus que será usado para transportá-los, as diárias em hotéis, a alimentação e também reuniram presentes. Foi montada uma equipe de tradutores de inglês e ucraniano para ajudar durante os primeiros dias dos refugiados no país.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.