Região Metropolitana de Curitiba apresenta crescimento populacional maior que a capital

A Região Metropolitana de Curitiba está em constante crescimento. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2011 a 2020, a RMC ganhou mais de 254 mil novos moradores. 

Foto: Reprodução

O aumento populacional da Região Metropolitana de Curitiba foi de 17% na última década, passando de 1.490.812 para 1.745.265 habitantes, enquanto que a expansão de Curitiba foi menor, de 1.764.541 para 1.948.626. 

Uma das cidades limítrofes da capital que ganhou novos habitantes foi Araucária, com 20,8%, mostrando assim que a RMC possui uma nova dinâmica de crescimento populacional. De acordo com a mesma pesquisa, um dos fatores que incentivam esse crescimento é a saturação dos grandes centros. 

Para a economista Fabiane Alves Rubino, além disso, os altos valores dos imóveis na capital, também são motivos para se procurar outras opções. “ Se compararmos os anos de 2019 para 2020, vamos observar um crescimento de 2,9% no valor dos imóveis em Curitiba.  Em junho do ano passado, por exemplo, o metro quadrado chegava a R$ 4.800. Claro que o valor muda de acordo com os bairros e quanto mais distante da capital, menor o valor, porém, quando comparamos com a Região Metropolitana essa redução é mais atrativa”, explicou. 

Outro ponto, de acordo com a arquiteta e urbanista da Pride Construtora e Incorporadora, Letícia Campos, são as menores áreas disponíveis para construção na capital. “Temos cada vez mais um crescimento verticalizado em Curitiba, já que esse não é um município com grande extensão territorial, limitando assim, as obras que buscam grande áreas de lazer, por exemplo”, destacou. 

Algo que é unanimidade entre as profissionais é que há muito tempo a RMC deixou de ser apenas cidades dormitórios para se tornarem também grandes polos de apoio à economia do Estado. Araucária, por exemplo, possui um Produto Interno Bruto per capita, de R$ 13.0033,87, ocupando o terceiro lugar no ranking de todo o Estado do Paraná. 

Atentos a essas movimentações, a Pride, lançou, recentemente, seu primeiro empreendimento no município, o Viena Residencial. “ Um dos principais diferenciais deste produto é a amplitude da área de lazer e as opções que ele oferece. Acreditamos que esses projetos garantem mais conforto, confiança e segurança aos moradores”, destacou Letícia. 

Todas as 208 unidades possuem dois quartos e sacada com churrasqueira. O espaço comum do empreendimento conta ainda com piscina, salão de festas, espaço gourmet, academia e outros. Além disso, é possível obter subsídios do governo estadual por meio do programa Casa Fácil e também do governo federal, Casa Verde e Amarela.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.