Resgate intensificado de pessoas em situação de rua é prorrogado em Curitiba

Com a previsão de continuidade do frio, a Prefeitura de Curitiba vai estender a ação intensificada para abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua até a noite da próxima terça-feira (6). Inicialmente, o trabalho seria encerrado na noite desta quinta-feira (1).

Foto: Daniel Castellano / SMCS

O trabalho intensificado faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), e tem o objetivo de proteger a população de rua do frio durante o inverno. Como acontece todos os anos, o reforço é feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor que 9 graus.

O trabalho será ampliado das 18 horas às 22 horas para que as pessoas sejam acolhidas antes das madrugadas, quando as temperaturas mínimas deverão ficar entre 8 e 9 graus, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Nos demais horários, o trabalho segue o cronograma de rotina orientado pela Central de Encaminhamento Social, que atende as demandas da cidade 24 horas por dia.

Equipes nas ruas

Durante as ações intensificadas, a FAS conta, normalmente, com 16 equipes para percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua e ofertar acolhimento nas unidades.

As equipes atendem às solicitações que chegam à Central 156 e fazem busca principalmente em roteiros já identificados. Na Regional Matriz, que concentra 68% da população em situação de rua de Curitiba, as buscas são feitas no eixo histórico, desde as Ruínas São Francisco até a Praça Santos Andrade, na Avenida Sete de Setembro e nas ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro.

As equipes também percorrem as ruas no entorno das praças do Japão, Rui Barbosa, Espanha, Osório, Carlos Gomes, Tiradentes, Santos Dumont, Generoso Marques, 29 de Março, 19 de Dezembro. Os outros pontos mapeados são Rodoferroviária, Viaduto do Capanema, Mercado Municipal e Passeio Público.

Banho, comida e cama

Quem aceita o convite dos educadores sociais para pernoitar nas unidades da FAS é levado para unidades, onde tem acesso a cama para dormir, além de banho quente, agasalhos e alimentação. Todos têm direito a levar seus pertences em bolsas ou mochilas.

Pessoas em situação de rua que têm animais de estimação também podem ser abrigadas nas casas de passagem Solidariedade, Santo Expedito e Rockfeller, onde há 18 vagas em canis e alimentação para os pets. O transporte dos animais é feito em caixas especiais.

Balanço da noite

Na noite desta quarta-feira (30), os abrigos acolheram 1.036 pessoas, sendo que 284 delas procuraram as unidades espontaneamente e outras 109 foram encontradas e levadas pelas equipes da FAS. As demais pessoas abrigadas durante a noite já são atendidas diariamente nas unidades do município.

Durante toda a noite, foram feitas 175 abordagens sociais a pessoas que estavam nas ruas desprotegidas, 138 delas a partir de solicitações que chegaram pela Central 156. Em 36 situações, os educadores sociais estiveram no endereço informado, mas já não havia ninguém no local.

Apesar do frio, 66 pessoas recusaram atendimento e preferiram ficar nas ruas. Quatro delas receberam cobertores.

População pode ajudar

A população também pode ajudar a proteger a população em situação de rua. A FAS orienta que quem vir uma pessoa nesta condição entre em contato por meio da Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.