Sanepar começa a substituir rede de água em Curitiba na próxima semana

A Sanepar começa na segunda-feira (31) a fazer a substituição de redes de distribuição de água próximo à Região Central de Curitiba. Serão trocados 5,2 quilômetros de rede de ferro por tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD). A obra será feita em nove quadras entre a Avenida Sete de Setembro, a Avenida Silva Jardim, a rua Cel. Dulcídio e a Rua Desembargador Westphalen. A previsão é que a intervenção seja concluída em novembro.

Foto: Divulgação

A obra faz parte do projeto de revitalização do sistema de abastecimento de água na Região Central, que tem tubulação de ferro fundida bastante antiga, de cerca de 25 anos.

O novo material vem sendo utilizado pela Sanepar por ter maior tempo de vida útil (superior a 50 anos), ser mais resistente a impactos e, portanto, estar menos suscetível a rompimentos. O PEAD também não é corrosível e tem baixíssimo efeito de incrustação. Outra vantagem em relação a outros materiais é a facilidade de montagem e manutenção.

Nos trechos a serem substituídos, serão utilizadas tubulações de dimensões nominais variadas de 75, 100 e 150 milímetros.

A execução da obra ocorrerá por meio de duas metodologias. A tradicional, que consiste na escavação manual ou mecânica com equipamentos de pequeno porte (miniescavadeiras), será utilizada no passeio e foi adotada em função de diversas interferências existentes, como rede coletora de esgoto, telefonia, energia elétrica, gás e outras.

Nas travessias de vias públicas, será utilizada a metodologia não destrutiva para evitar a interrupção de trânsito e a recomposição asfáltica.

“Esta obra moderniza a estrutura de água e consolida nossa política de inovação. São equipamentos mais modernos que garantem maior qualidade e eficiência ao sistema de abastecimento”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

“Esse tipo de intervenção é vital para mantermos o título de Capital com o melhor saneamento básico do País, oferecendo cobertura de redes de água e esgoto de qualidade para a população”, avalia a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

A Sanepar conta com a compreensão de moradores e comerciantes das vias afetadas em relação aos transtornos que serão causados pelos serviços.

Serviços a serem executados

– Retirada de pavimentação existente

– Escavação da vala

– Embasamento

– Assentamento da nova tubulação e das conexões necessárias

– Aterro e compactação da vala

– Recomposição do pavimento

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.