Santuário do Carmo vende bolo de Santo Antônio nos dias 8 a 13 de junho

A venda do tradicional Bolo de Santo Antônio, que é considerado santo casamenteiro, irá acontecer entre os dias 8 e 13 de junho, no pátio central do Santuário do Carmo, em Curitiba. Há opção de consumo no local ou em casa.

Os membros da Pastoral da Cozinha se uniram às demais Pastorais, Grupos e Movimentos do Santuário do Carmo em prol da produção e venda do Bolo de Santo Antônio.

Para a produção dos bolos deste ano estão sendo usados 12 mil santinhos; 6 mil quilos de massa de bolo; 900 quilos de trigo; 700 quilos de açúcar; 15 mil ovos e 1 mil quilos de recheio.

Mas por qual motivo ele é considerado santo casamenteiro?

As histórias e lendas que atribuem o título de casamenteiro a Santo Antônio são várias. Uma delas conta que uma moça que havia perdido as esperanças de se casar, se apegou muito a Santo Antônio. Diz a história que ela adquiriu uma imagem do santo e a colocou em um pequeno oratório em sua casa. Todos os dias a jovem se ajoelhava e rezava a Santo Antônio pedindo sua intercessão para conseguir um marido.

Passaram-se semanas, meses, anos e nada do noivo aparecer. Um certo dia, tomada pela tristeza e decepção com o santo, em um momento de fúria, ela atirou a imagem de Santo Antônio pela janela. Nesse exato momento, passava um jovem cavalheiro, que foi atingido pela imagem do santo. O moço pega a imagem e vai devolver a moça. No momento do encontro, os dois acabam se apaixonando. Os dois ficaram noivos e mais tarde se casaram. A jovem atribuiu a chegada de seu noivo e o seu casamento a Santo Antônio.

Serviço

VENDA DO BOLO DE SANTO ANTÔNIO NO SANTUÁRIO DO CARMO:

DE 8 A 13 DE JUNHO

Dia 8, Quarta-Feira, das 8h às 21h;

Dia 9, Quinta-Feira, das 9h às 20h;

Dia 10, Sexta-Feira, das 9h às 20h;

Dia 11, Sábado, das 9h às 20h;

Dia 12, Domingo, das 8h às 20h30;

Dia 13, Segunda-Feira, das 9h às 20h.

Valor: R$ 7 o pedaço

Sabores dos recheios: Abacaxi, Ameixa, Doce de Leite, Doce de Leite com Amendoim e Doce de Leite com Coco

Local: Pátio Central do Santuário do Carmo – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8520 – Boqueirão, Curitiba