Sesi Paraná ajuda indústrias a garantirem a segurança do trabalhador

A partir da atualização da principal norma que regulamenta direitos e deveres de empresas e trabalhadores, desde o início deste ano, todas as empresas são obrigadas por lei a fazer o gerenciamento dos riscos ocupacionais. Na prática, o objetivo é garantir a segurança no ambiente de trabalho, e o Sesi Paraná atua para auxiliar essas empresas a alcançarem esses objetivos.

Foto: Reprodução/Rede Massa

De acordo com Luciana Castro, coordenadora de Segurança e Saúde do Sesi Paraná, “o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) vai auxiliar as empresas nessa gestão dos riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e fatores ergonômicos”. Assim, o Sesi contribui com as empresas “analisando desde a parte de acidentes quanto a parte de risco, fazendo as medições em campo, analisando a maturidade dos documentos que a empresa já possui e fornecendo todo o suporte que ela precisa”.

Para o sucesso do programa, é preciso que as indústrias estejam preparadas para atender às normas e exigências legais. “A gente precisa estar pronto para se adaptar, entender o que de bom aquilo vai trazer e qual a melhor forma de fazer, até para conseguir explicar isso para os colaboradores para que eles concordem e sigam as normas”, pontua Bruna Hadad, CFO da WAP e CEO da Freso, empresas auxiliadas pelo Sesi Paraná.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, só em 2021, foram registradas mais de 1.500 ocorrências de acidentes no trabalho por dia no Brasil, sendo que a maioria delas poderia ser evitada com a adoção de medidas simples, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e treinamento aos colaboradores.

Os benefícios para as indústrias parceiras do Sesi vão desde a preservação da saúde física até mental até treinamentos periódicos com os colaboradores, garantindo até mesmo o aumento na produtividade da empresa.

O operador de máquinas Werllan Alves já sente no dia a dia as vantagens do PFR. “A gente se sente valorizado pela preocupação que eles têm conosco, a gente vem trabalhar saudável e retorna para casa da mesma maneira”, pontua.

A importância do programa é tamanha que já começa a influenciar outros colaboradores. A auxiliar de produção Francielli Weber segue à risca todas as orientações para a segurança e saúde, e ainda recebeu o apoio dos gestores para realizar um antigo sonho: fazer o curso de técnica de segurança do trabalho. “Aqui dentro a gente já se ajuda um ao outro, e como técnica de segurança vou poder ajudar ainda mais”, explica.

Leia também:

Colaboração Thayse Leonardi/Rede Massa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.