Sindicato oferta curso de capacitação de zeladores em Curitiba

O Sindicato de Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) oferta, nos dias 28 e 29 de junho, um curso com a temática “Zelador, administrador ou gestor condominial: conhecimentos essenciais e as melhores práticas”. As aulas ocorrerão no auditório da sede da entidade, no Centro de Curitiba, das 19 horas às 22 horas. Ministrado pelo professor, advogado e síndico Ricardo Ribas Neto, o curso, aberto para o público em geral, busca desmistificar as funções de zelador de condomínio e preparar as pessoas para o exercício da profissão.

“O zelador é o braço direito do síndico; ele é um administrador do condomínio”, aponta Loureni Reis, gerente educacional da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab-PR), braço do Secovi-PR para a capacitação de profissionais. “Às vezes, o síndico de um edifício sequer reside na unidade. Essa profissionalização dos síndicos faz com que o zelador seja ainda mais fundamental para manter a ordem e a rotina no condomínio”, acrescenta. De acordo com ela, dependendo da complexidade do condomínio o cargo tem exigência de nível superior e um salário compatível ao pedido.

As aulas são destinadas aos profissionais da área condominial que atuam na conservação e manutenção dos condomínios tanto residenciais quanto comerciais da capital paranaense. O curso auxiliará o aluno a compreender as funções do zelador de acordo com o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), apresentando o que a legislação espera da profissão.

“Serão abordadas, por exemplo, questões sobre a periodicidade das revisões preventivas, as mais importantes para evitar desgastes, acidentes e até fatalidades, e também sobre como avaliar equipes terceirizadas”, destaca Loureni.

O curso também trará noções sobre contratações, cuidados legais e questões comportamentais e de convivência com os condôminos, além de auxiliar na estratégia de programação de cronogramas e calendários do condomínio. Os participantes sairão preparados para entender as demandas e os procedimentos necessários à administração condominial.

O investimento é de R$ 259 com possibilidade de pagamento no cartão de crédito (parcelamento em até três vezes) e boleto (à vista), com material incluso. Os alunos receberão certificado de conclusão. O Secovi-PR fica localizado na Rua Doutor Pedrosa, nº 475, no Centro de Curitiba.